Carta de recomendação para o Canadá



O post de hoje é sobre uma parte muito importante no processo de imigração, pois é  através da carta de recomendação, que você vai poder comprovar o tempo da sua experiência profissional nos últimos 10 anos para o governo canadense.

As cartas dos empregadores devem seguir os seguintes padrões:

- Ser redigida em papel timbrado da empresa;
- Fornecer a data de entrada e saída da empresa (dia, mês e ano);

- Indicar qual ou quais os cargos exercidos durante esse período e a carga horária semanal;

- Descrever quais eram as suas principais funções e responsabilidades no cargo;

- Conter o salário anual, incluindo benefícios, bônus, comissões e etc.;
- Possuir o carimbo e assinatura do supervisor responsável ou de alguém do RH da empresa; 
- Conter o endereço da empresa, telefone, e-mail e site.


Sobre o idioma da carta o segredo é: apenas faça em inglês se o seu chefe/supervisor souber falar inglês a ponto de estar preparado para falar com o oficial de imigração, pois pode ser que liguem para confirmar os dados contidos na carta. Caso seu chefe não fale inglês, ou não se sente preparado para isso, a carta deve ser escrita em português e depois você apenas envia para tradução juramentada. Inclusive eu tenho uma ótima tradutora pra indicar, traduziu todos os meus documentos e eu gostei muito, principalmente do preço. Caso você tenha interesse no contato dela, envie um e-mail para dicasdanay4u@gmail.com

Vale lembrar que, nem sempre o seu antigo patrão vai fazer isso com toda boa vontade, muitas vezes ele estará ocupado e não terá tempo para descrever as suas funções e levantar esses dados para você (data de entrada, saída, salário etc.). Então, a dica que dou é: faça você mesmo no word, coloque tudo no modelo que você precisa e depois peça para que ele apenas confira as informações, copie e cole no papel timbrado da empresa, assine e carimbe. Pronto, bem mais prático! 


Se você não tem ideia de como redigir a carta, clique aqui e visualize o nosso modelo.

Ah, se você é autônomo, as suas cartas deverão ser redigidas nos parâmetros aqui descritos, mas neste caso por seus clientes ou colegas de profissão que tenham contato direto com você. Notas fiscais ou comprovantes de pagamentos também servirão como forma de comprovar a sua experiência. Em caso de estágio, se este foi remunerado, também conta como experiência, caso não tenha sido remunerado, não conta. 

OBS.: As cartas são solicitadas apenas para o aplicante principal, mas nós optamos por fazer de nós dois. Tanto que no perfil do Express Entry (após o ITA) apareceu os campos para que eu fizesse o upload das minhas cartas. Se eu não tivesse declarado os meus empregos, na criação do perfil, esses campos não iriam aparecer e daí não seria necessário enviar nenhuma. Como as minhas cartas eram fáceis de conseguir e eu já tinha tudo em mãos, devidamente traduzidas, nós optamos por colocar, afinal nunca se sabe o quão positivo pode ser para o oficial ao analisar o casal.

Espero ter ajudado e qualquer dúvida é só deixar aqui embaixo nos comentários. Ah, e não esquece de curtir nossa página no Facebook.



Até a próxima! =)

Um comentário:

  1. Oi nay! Fiquei com uma duvida: onde tem a informação de q estagio remunerado conta como experiencia? Isso sera decisivo para mim, mas estou receosa!

    ResponderExcluir

Lembre-se de clicar em (X) Notifique-me para ser avisado assim que o seu comentário for respondido.