Passo a passo do ECA - (WES)


Antes de preencher o perfil do Express Entry no site do governo canadense é necessário fazer o ECA – Educacional Credencial Assessment, que nada mais é do que a equivalência do seu diploma brasileiro (graduação, pós-graduação, mestrado, doutorado etc.) no Canadá.
Essa equivalência é feita por algumas organizações autorizadas pelo governo canadense, mas nós optamos pelo WES, pelo simples fato de que, quando buscávamos informações sobre o assunto, só encontrávamos relatos do WES, então resolvemos fazer com eles.

Para fazer o ECA você primeiramente precisa:

- Ter em mãos o histórico escolar e diploma da graduação e pós-graduação;
- Solicitar tradução juramentada de tudo.
No nosso caso os dois possuem graduação e pós-graduação; se você tem mestrado e doutorado envie também, pois quanto mais “educação” mais pontos no EE.

Depois você vai precisar criar uma conta no site do WES:
Fique atento pois existe o WES EUA e o WES Canada, fora isso existe a modalidade certa para o CIC, conforme imagem abaixo. Certifique-se que está tudo certo e prossiga para o próximo passo, que é criar a sua conta.


Conta devidamente criada, então agora é hora de pagar a taxa de CAD$ 200,00 - (taxa por pessoa para uma graduação e uma pós-graduação. Não sei como funciona para mais documentos).

Nós escolhemos a forma de envio na modalidade “Standard” pois a “Express” era bem mais cara. Nosso pagamento foi feito no cartão de crédito internacional, bem tranquilo!

Envelopes e documentos:

Essa fase parece complexa, mas não é. Aqui você precisará de 2 envelopes, um é você que manda para o WES e o outro a faculdade que manda. Cada um precisa conter coisas diferentes, sendo assim, vou separar para explicar melhor.

No seu envelope precisa ter:

- Cópia colorida do diploma da graduação e pós-graduação;
- Cópia colorida das traduções dos diplomas acima;
- Formulário de aplicação do WES.

OBS.: Aqui o remetente deve ser você mesmo e atenção, não envie nenhum documento original, pois eles não devolvem. Ok?!
Tudo pronto é só enviar pra eles! O nosso envio foi pelos Correios na categoria EMS – pois queríamos acompanhar o rastreamento e o prioritário só rastreia dentro do Brasil.

No envelope da faculdade precisa ter:

- Histórico original da graduação e pós-graduação. 

OBS.1: Peça a segunda via na faculdade, por favor, não envie o seu original.

- Dois formulários (graduação e pós) do WES preenchidos, assinado e carimbado pelo representante da faculdade; 

OBS.2: Eu levei os formulários preenchidos e só solicitei que ela passasse a limpo. Tudo isso para que ficasse nítido a diferença da minha letra para a dela. Até o envelope eu fiz a pessoa preencher com a letra dela.

ATENÇÃO: Os documentos devem ser enviados em envelopes oficiais da instituição, com as cores, a marca e símbolos que trazem o nome da instituição. Ele deve ser lacrado pela faculdade, assinado e carimbado exatamente na aba de fechamento do envelope, conforme a imagem ao lado. Além disso, eles recomendam que ele seja enviado por algum representante da faculdade, mas caso eles se neguem você pode fazer o envio.
>>No nosso caso, nós dois fizemos tanto a graduação, quanto a pós em uma mesma instituição, então foi mais prático pegar tudo em um mesmo lugar.


- Cópia e tradução da certidão de casamento. APENAS PARA QUEM MUDOU DE NOME APÓS O CASAMENTO.

No meu caso, me formei e pós-graduei antes de casar, então meu nome estava de solteira, mas na conta do WES e do EE está com meu nome de casada, portanto, para que não houvesse complicações, eu anexei a certidão.

Como fizemos para enviar:

Os Correios têm várias modalidades de envio, algumas precisam assinar e outras não. Sendo assim, optamos pelo ENVIO PRIORITÁRIO, pois este não precisa da assinatura de ninguém, já que teoricamente a faculdade que deveria enviar. Então escolhi uma agência  que fica no mesmo bairro da faculdade e despachei o envelope. Ah, não se esqueça de que o remetente do envelope deve ser sua faculdade, não vá colocar o seu próprio nome e endereço, hein?! =)

Timeline do WES

03/05/2016 – Envio dos envelopes;
29/06/2016 – Entrega dos envelopes para o WES;
11/07/2016 – Notificação que a avaliação estava completa.

Nossos gastos

Taxas do ECA: CAD$ 200,00 cada pessoa, ou seja CAD$ 400,00 --- aproximadamente R$ 1.032,00

Envio documentação - Correios R$ 200,00

E você, como foi sua equivalência? Deu tudo certo? Conta nos comentários pra gente! E se ficou alguma dúvida, pergunta aí, que a gente tenta responder sempre!

Até a próxima! =) 

8 comentários:

  1. Ola, gostei muito da sua postagem.
    Porém ao fazer o meu cometi um erro: no "institution type" selecionei Secondary Education e deveria ser Higher (graduação e pós graduação). Você sabe como devo proceder? Tem conhecimento de algum caso como o meu?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Adriana, que bom que gostou! :) sobre a sua dúvida, eu não tenho conhecimento de nenhum caso assim, portanto recomendo que você entre em contato com o WES e explique o que houve para que eles possam te orientar de forma correta. Espero que dê tudo certo!

      Excluir
  2. Você enviou alguma tradução original?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nenhuma tradução original, apenas cópia colorida, conforme citado no post. :)

      Excluir
  3. Ola Nay,
    Bem explicadinho. Obrigada. Nao sei se mudou de 1 ano pra ca, mas agora no site diz que vc tem 2 opçoes para o envio do diploma. Voce pode pedir a Instituição de ensino pra mandar OU Opção 2 eh voce mesma mandar os documentos. Nao era assim quando vc fez? pq seu post me deixou confusa se isso eh uma atualização ou eu estou entendendo errado.
    Fico no aguardo da dica ;)
    Grata,

    Lara

    ResponderExcluir
  4. Oiê, muito explicativo seu post, eu sei que devido a pandemia algumas coisas mudaram, mas na época que vc enviou, no envelope da instituição só vai o histórico original ? A tradução do histórico vai nesse envelope tbm ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu preciso ter ensino médio para trabalhar na construção civil ou como MOTORISTA de caminhão?

      Excluir
  5. A traduce precisa mesmo ser juramentada, pois em alguns videos faltam que não tem essa necessidade ja que os documentos serão enviados pela própria instituição de ensino.

    ResponderExcluir

Lembre-se de clicar em (X) Notifique-me para ser avisado assim que o seu comentário for respondido.