Como imigrar pelo Express Entry – Parte 2


Esse post é uma continuação da parte 1 – se você ainda não leu, clique aqui.

Agora que você já entendeu o que é o Express Entry e também já viu que você é elegível, chegou a hora de começar a calcular os seus pontos. No post anterior eu mencionei que o EE é baseado em um sistema de pontos, ele é chamado de Comprehesive Ranking System (CRS). É justamente através desse sistema que o governo determina quem pode ou não receber um convite.
Essa pontuação é bem ampla, e em cada critério você poderá pontuar mais ou menos, depende exclusivamente do seu perfil. Clique aqui e veja todos os critérios que dão pontuação e quanto cada um deles vale.  

Para facilitar, o governo criou a calculadora de CRS points, uma ferramenta muito prática, para que você possa somar os seus pontos de maneira rápida e fácil. Para utilizá-la, você precisa apenas ir respondendo às perguntas que são feitas de acordo com o seu perfil e ao final ela vai te informar que pontuação você teria se estivesse no pool do EE, ou seja, antes de criar o seu perfil, você tem a oportunidade de saber qual é a sua pontuação, pois assim, se você tiver excelentes chances, basta começar a correr atrás dos itens que mencionei no post anterior e criar o seu perfil logo. 

Mas como saber se você tem excelentes chances?

Como falei no post anterior, a cada duas semanas (geralmente às quartas-feiras) acontece o que chamamos de draw, onde o governo emite os ITA’s, que são os convites para aplicar, de acordo com uma nota mínima de corte. Às vezes a nota está alta, outras vezes ela cai um pouco, mas no momento encontra-se em torno de 450 pontos. Portanto, se a sua nota, de acordo com a calculadora, estiver acima disso você tem excelentes chances de conseguir um ITA.

Mas se você, tal qual nós, também não chegou muito perto dos 450, não se desanime! Crie seu perfil assim mesmo e depois busque formas para aumentar sua pontuação. 

(Foi o que fizemos ao longo de 2 anos)

Como aumentar a pontuação no EE?

- Tirar uma boa nota na prova de inglês: esse é um item muito importante e se você for dedicado aos estudos, pode atingir a nota máxima desse critério, que é de 32 pontos caso alcance um CLB 10 na prova do IELTS. Já um CLB 8 te garante 22 pontos no processo e um CLB 7 oferece 16 pontos.

- Irmão ou irmã no Canadá: se você tem um irmã/irmão que é cidadão canadense ou que possui residência permanente, pode comemorar! Esse item te garante 15 pontos adicionais no processo.

- Cursar uma faculdade no Canadá: esse item oferece 30 pontos adicionais para faculdades que tenham duração de 3 anos ou mais. Mas, se a faculdade tiver duração de apenas 1 ou 2 anos, você ganha somente metade dos pontos, ou seja, 15 pontos. Então, se você tiver dinheiro e quiser investir nesse item, vá com tudo! 

- Ter idade entre 20 a 29 anos: Se você estiver nessa faixa etária você consegue 100 pontos! Mas se você já passou dos 30, cuidado, pois após essa idade a pontuação só cai. Você perde 5 pontos a cada ano que vai passando: 30 anos = 95 pontos  | 31 = 90 | 32 = 85 e assim sucessivamente. Quando criamos o nosso perfil, meu esposo tinha 29 anos e então no ano seguinte já perdemos pontos pela idade =/

- Aplicação do cônjuge ou parceiro: Todo ponto é sempre bem-vindo, não é mesmo? Portanto, aconselho que você coloque as informações do seu cônjuge no processo, tais como: formação acadêmica, experiências profissionais, prova de proficiência no idioma e etc. Se ele fizer o IELTS, por exemplo, e tirar um CLB 9, vocês ganham 5 pontos, se for um CBL 7 são 3 pontos e caso ele possua um mestrado ou doutorado adquirem 10 pontos extras. Então não deixe de investir nesses pontos também!

- Nomeação provincial: esse item para nós é o mais lindo de todos! Ele te garante 600 pontos e a certeza de um ITA no próximo draw do Express Entry. Foi exatamente o que aconteceu conosco: tínhamos 344 pontos, daí aplicamos para o processo provincial de New Brunswick e após todo o procedimento de envio de documentos fomos nomeados pela província, nossos pontos subiram para 944 no perfil do EE e então finalmente recebemos o ITA

Existem vários programas provinciais, cada um com suas especificações, entenda mais sobre o assunto clicando aqui.

Lembrando que a lista com todos os critérios e quantos pontos valem cada um você encontra aqui. 

Espero que tenha você tenha entendido um pouco mais como funciona o Express Entry e o seu sistema de pontuação. Qualquer dúvida deixe aqui nos comentários, tá? 


Aproveita e curte a nossa página no Facebook para acompanhar novas postagens do blog.

Até a próxima! = )

0 comentários:

Postar um comentário

Lembre-se de clicar em (X) Notifique-me para ser avisado assim que o seu comentário for respondido.