Como imigrar pelo Express Entry – Parte 1




Essa é uma das perguntas que vejo bastante por aí e também uma das que mais as pessoas não possuem paciência para responder, talvez por elas já estarem tão “avançadas” em seus conhecimentos que não querem parar um minuto para responder quem está iniciando em suas pesquisas, assim como elas estiveram um dia.
Por isso, me propus a escrever esse post e tentar explicar, o máximo possível, como você deve fazer para conseguir imigrar para o Canadá através do Express Entry.

Mas afinal, o que é Express Entry?

O EE é a forma atual de imigração do governo canadense. É por meio dele que você pode conseguir a residência permanente.
Ele funciona através de um sistema de pontos, no qual você preenche um formulário on-line e é pontuado de acordo com alguns fatores como: domínio da língua (inglês ou francês), experiência de trabalho, idade e nível educacional. Sendo assim, os candidatos com maior pontuação são mais propícios a serem convidados a aplicar (ITA – invitation to apply) para residência permanente. Esses convites para aplicar geralmente são feitos a cada 15 dias e possui uma nota mínima de corte, que geralmente está em torno de 450 pontos. Após receber o ITA o candidato tem 90 dias (3 meses) para submeter a aplicação, ou seja, enviar todos os documentos que são solicitados pelo governo (Leia mais sobre isso aqui). (Atualização 23/07/18) : o prazo mudou para 60 dias).

Critérios para elegibilidade no Express Entry

- NOC 0, A ou B: Um dos critérios para você aplicar para o Express Entry, é ter pelo menos 1 ano contínuo de experiência de trabalho em uma profissão de NOC 0, A ou B. Mas o que seria isso? NOC é o National Occupational Classification, é o número que classifica as ocupações nas categorias do Canadá, onde 0 é mais qualificada e D menos qualificada. Para efeito de imigração o CIC usa uma tabela de NOC como requisito para classificar quem é um imigrante qualificado ou não. Portanto, para ser elegível, você precisará identificar qual é o seu NOC; Descubra o seu clicando aqui
Se a sua profissão estiver nas categorias 0, A ou B (que são as categorias de profissões mais qualificadas no Canadá) e você tiver pelo menos 3 anos de experiência comprovada na área você ganha ainda mais pontos

- Realizar o IELTS - prova de proficiência do Inglês;

- Realizar a  equivalência do seu diploma através de uma instituição canadense;
- Possuir o valor monetário estipulado pelo governo. (explicação a seguir)

Sem esses critérios você não consegue criar o seu perfil no EE. 

OBS.: É claro que em um primeiro momento você não vai ter o resultado do IELTS, por exemplo, então aconselho que ao consultar a sua elegibilidade coloque uma nota que você acredita que tiraria, apenas para verificar suas possibilidades nos outros critérios. Sendo assim, o número que é gerado ao final pode ser descartado, mas se você já estiver com tudo em mãos: nota real do IELTS, ECA, valores corretos, então sim, guarde o número gerado, pois ele será necessário para criação do perfil.

Para saber se você é elegível, ou seja, se é um candidato ideal para imigração de acordo com a visão deles, o governo criou uma ferramenta on-line que vai dizer se você é ou não apto a imigrar. Clique aqui e descubra!    

Checou sua elegibilidade (com dados aproximados do real) e o resultado mostrou que você é elegível? Ótimo! O próximo passo é providenciar a equivalência do seu diploma e também fazer o IELTS (que é o teste de proficiência do inglês). Afinal, como já mencionei, sem esses dois itens você não consegue criar o seu perfil. Após criá-lo você estará no pool do Express Entry (vai ficar no que eles chamam de piscina, nadando com milhões de candidatos, aguardando serem pescados/chamados) e se você e demais candidatos, atingirem a nota de corte ou nota superior, serão então convidados a aplicar para o processo de imigração. A imagem a seguir ilustra as duas etapas do processo (preencher seu perfil e receber o convite):

Quanto de dinheiro é necessário comprovar?

Quando você muda de país, é necessário ter fundos para começar a sua vida do zero. E sabendo disso, o governo exige uma quantia que varia de acordo com a quantidade de pessoas da família que estarão imigrando.
Ter a quantia estabelecida por eles não é opcional, é PRÉ-REQUISITO para imigrar, confira a tabela retirada do site do governo.

Fonte da tabela
Como você pode observar, atualmente em 2018, se você é solteiro, o valor é de CAD $12,475. Isto é, você deve ter o equivalente a esse valor em reais disponível na sua conta para poder imigrar. E se você é um casal, como nós, o valor aumenta para CAD $15,531 e assim sucessivamente. Hoje, 06 de fevereiro de 2018, segundo a cotação do Bank of Canadá, $1,00 CAD está R$ 2.59. Ou seja, hoje você precisaria possuir R$ 40.225,29 na conta para ter o equivalente ao valor solicitado pela imigração. 

Sendo assim, se no momento de verificar a sua elegibilidade, você colocar um valor inferior ao que é solicitado para a quantidade de pessoas da sua família, o site vai marcar como não elegível. Então, quando fizer a simulação (aquela primeira, apenas a título de curiosidade), coloque o valor correto para pelo menos verificar a elegibilidade dos outros fatores, e depois você começa a economizar para levantar o valor necessário, caso ainda não possua.

É muito importante lembrar que você deve ter esse dinheiro por pelo menos 6 meses na sua conta antes de receber o convite para aplicar. Se você criar o seu perfil hoje com excelente pontuação e nos próximos 15 dias for chamado para aplicar e não tiver como comprovar que esse dinheiro está na sua conta por 6 meses, você poderá perder o convite.

Portanto se for necessário, por exemplo, vender um carro ou uma casa que você deixa alugada, já faça isso logo, não adiantará vender assim que sair o ITA, pois vou repetir: o dinheiro precisa estar na sua conta por pelo menos 6 meses, e isso precisará ser comprovado através dos seus extratos bancários. Ok?

No próximo post falarei os próximos passos para caso você seja elegível e queira fazer sua aplicação no EE.

Até a próxima! = ) 

0 comentários:

Postar um comentário

Lembre-se de clicar em (X) Notifique-me para ser avisado assim que o seu comentário for respondido.