Programa provincial de New Brunswick: Sessão de informação

Desde que decidimos morar fora, começamos uma grande e incansável busca por informações sobre o Canadá. Começamos a ler vários blogs, vídeos no YouTube, participar de diversos grupos no Facebook e assistir vários webinar (palestras gratuitas on-line) com consultores de imigração, com objetivo de cada vez mais conseguir informações e ficar por dentro desse universo. Foi assim, nesse contexto, que meu esposo, leu sobre uma palestra informativa “com pessoas da província de New Brunswick” que aconteceria em São Paulo. A princípio não fazíamos ideia de que província era esta e o porquê deles estarem vindo para cá, mas mesmo assim fizemos nosso cadastro para a palestra, afinal como eles eram do Canadá, poderiam trazer informações preciosas para auxiliar em nossa busca. (Esse simplesmente era o nosso pensamento, assim bem básico.)

No dia marcado estávamos lá no Hotel Sheraton SP, na entrada assinamos uma lista de presença e a sessão (completamente em inglês, evidentemente) iniciou. Apresentaram a província, explanaram sobre os costumes, custo de vida, clima, história e em seguida sobre o processo NBPNP. Ao final, responderam inúmeras perguntas e falaram algo surpreendente: “todos os que participaram desta sessão podem aplicar para o nosso processo provincial, pois a lista de presença que vocês assinaram na entrada, é prova de que vocês estiveram em nossa sessão de informação, e esse vínculo com a província tem validade de 2 anos”.
Uau! Fomos assistir uma “simples palestra” em busca de informação e saímos de lá possuindo vínculo com uma província Canadense, que está disposta a nos dar uma chance de entrar no país! Sensacional! Apesar de na ocasião ainda não termos conhecimento sobre essa província, ela era exatamente o lugar que nós pretendíamos encontrar: um lugar tranquilo e menos populoso, o oposto de São Paulo e o oposto de Toronto e Vancouver. Só não sabíamos que, ao invés de nós encontrarmos esse lugar, ele que nos encontraria. 😊 

Então fiquem sempre de olho no site das palestras, elas acontecem no mundo todo, e a última vez que teve no Brasil foi justamente nessa que fomos em abril de 2016. 

Próximo passo foi fazer o IELTS (teste de proficiência em inglês), para assim poder aplicar, finalmente, para o processo deles, através do envio da EOI (expressão de interesse). Mas isso é assunto para o próximo post.

Até lá! =)

ATUALIZAÇÃO 14/03/18: 

Neste post aqui eu explico sobre a sessão que vai ter esse ano em três cidades do Brasil e os critérios para inscrição. 

Curta a nossa página no Facebook para acompanhar as novas postagens do blog.

10 comentários:

  1. Olá Nay, primeiramente muito obrigada pelas informações, estão sendo de grande ajuda.
    Assim como vcs, o meu marido e eu não temos pontuação suficiente no Express Entry, então passamos a pesquisar sobre NB. Através do seu post descobri o Information Session de NB e verifiquei que não tem previsão para a palestra acontecer no Brasil.
    Você sabe informar se a provincia faz a sessão pelo menos uma vez por ano no Brasil ou não tem previsão mesmo e pode ser que não tenha mais aqui?
    Desde ja agradeço a atenção.
    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thalita, muito obrigada pelo comentário e pela visita no blog! :)
      Sobre a sua pergunta, a última vez que teve sessão de NB no Brasil foi em 2016, nessa que fomos. 2017 não teve e eles não dão previsão de quando vai ter novamente, o único jeito é ficar mesmo de olho no site de divulgação deles.
      Outra coisa que, eu sei é que complicada pela questão de grana, mas que pode ser feita é tentar ir nas palestras que eles possam vir a fazer em lugares próximos ao Brasil como Chile, Argentina por exemplo.
      Então aconselho mesmo que vocês fiquem de olho no site e se eu tiver notícias também vou divulgar aqui!
      Abraço!

      Excluir
  2. Olá Nay, muito obrigada pela atenção.
    Eu verifiquei no site da Provincia hoje e terá uma session em São Paulo no dia 25/04/2018, acontece que será exclusivamente para Wood Harvest Operators. Quando vocês participaram era especifico para alguma função? Nesse caso como meu marido não tem experiencia como operador de maquina esta impedido de participar não é?
    Desde ja agradeço sua atenção.
    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thalita! Quando participamos não foi para uma função específica. E você está correta, se ele não tem experiência como operador de máquina não tem como participar. Essa será uma info session no estilo feira de emprego patrocinada por empresas do setor, precisa realmente possuir a experiência na área. Quando você clica no site como se fosse se inscrever aparece logo algumas perguntas como se fossem uma "pré-seleção" e também tem uma parte que diz:
      "You must have experience, in the last five years, in one of the professions listed below: Wood Harvest Machine Operators
      Please do not register if you do not meet the criteria of work experience."
      Então somente quem possui mesmo essa experiência deve se inscrever.
      Abraço!

      Excluir
  3. Esta certo, muito obrigada pela atenção.
    Eu te acompanho pelo face e vi seu post falando sobre isso, muito bommm.
    Ficarei sempre ligadas nas suas informações.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  4. Ola Nayran! Vi no site de New Brunswick que vai ter uma palestra no dia 27/10/2018. Mas fiquei na dúvida se realmente é uma Sessão de Informação. Você sabe me informar se seria. Agradeço a atenção.

    ResponderExcluir
  5. Olá Nay, quando vocês se inscreveram na palestra, quanto tempo demorou para que eles respondessem com a confirmação da inscrição? Te pergunto por que me inscrevi na "Information Session" que vai acontecer em São Paulo, 27 de outubro próximo e não tenho ideia se minha inscrição foi aceita ou não, não há como consultar.

    Você tem alguma ideia?

    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, eles confirmaram cerca de uma ou duas semanas antes da data da palestra. :)

      Excluir
  6. Bom dia, essas palestras ainda acontecem? Ainda é possível conseguir vínculo com província através de palestras?

    ResponderExcluir

Lembre-se de clicar em (X) Notifique-me para ser avisado assim que o seu comentário for respondido.