Documentação e aplicação após o ITA - EE




Como falei anteriormente, logo após o ITA você tem 90 dias (atualização 23/07/18: agora são apenas 60 dias) para preencher todos os formulários e enviar (através do próprio site) a sua documentação.
Esta etapa é muito importante, pois é aqui que você vai provar tudo o que foi dito na criação do perfil, além de fornecer novas informações que serão solicitadas, por isso, corra atrás o quanto antes de tudo e deixe preparado para não ter surpresas.

Para que você visualize melhor, vou dividir esta fase em duas etapas:

A primeira etapa consiste em preencher formulários. Você não precisará baixá-los para preenchê-los, eles são todos on-line e assim que preencher é só salvar. Não é necessário preencher todos na mesma hora, caso precise alterar é só abrir novamente e alterá-los, eles não somem e nem são enviados, ficam lá até que chegue o dia de enviar tudo.
Esteja preparado para responder perguntas referente aos últimos 10 anos da sua vida, coisas como:

- Histórico pessoal;
- Histórico profissional;
- Todos os endereços nos últimos 10 anos.

No histórico pessoal vão perguntar várias coisas como: nome do pai, mãe, irmãos e data de nascimento de todos. Período que você estudou, trabalhou, tirou férias, que ficou desempregado e viagens dos últimos 10 anos. Aqui não podem haver brechas, enquanto não completar de forma correta o sistema não deixa você seguir em frente e o formulário fica como se ainda estivesse faltando concluir.
Fique atento às datas, tudo que você colocou no seu perfil no momento da criação, deve estar de acordo nesta etapa. Vale ressaltar que o sistema vai inserir de forma automática a maior parte das informações que você preencheu anteriormente, mas dê uma última olhada, veja se quando criou o perfil não colocou data errada, compare com os documentos... ah, e mais uma coisa: se você, na criação do perfil, disse que tinha 5 anos de experiência e agora só consegue comprovar 4 anos (com as cartas dos empregadores), sua pontuação poderá cair e quem sabe poderá até perder o ITA. Então, aconselho você primeiro pegar todas as cartas e somente assim criar o perfil no EE.

A segunda etapa consiste em anexar no site todos os documentos solicitados, conforme imagem abaixo:

OBS.1: Esta etapa você apenas conseguirá visualizar após preencher todos os formulários. Aparecerá um novo botão: ‘NEXT’, que lhe permitirá começar a enviar os documentos, mas não se desespere, os formulários ainda estarão lá, caso você precise alterá-los.

OBS 2.: Os documentos não podem passar de 4MB, portanto escaneie em uma resolução menor, mas que não perca a qualidade. Você também pode utilizar sites que fazem a compressão de pdf. Os que usamos foram esse e esse.

Vamos à lista de documentos:

- Passaportes: Escaneie todas as páginas de TODOS os seus passaportes, isso inclui os antigos, ok? (Vi pessoas que escanearam apenas a página com foto e as que possuíam carimbos, mas NÓS escaneamos todas, foram 2 meus e 3 do meu esposo).

- Educação (Diplomas): Nós enviamos os originais e traduções juramentadas dos diplomas (faculdade e pós) e seus respectivos históricos. Também enviamos a comprovação do ECA (WES) e o teste de proficiência do inglês - IELTS. (Tudo escaneado ok?)

- Certidão de casamento: Original e tradução juramentada. 

- Ficha do Exame médico: Aqui você vai precisar passar em consulta com um dos médicos credenciados pelo CIC.
O exame para residência permanente é diferente de alguns vistos e é feito upfront (antes da aplicação), marque sua consulta e ao final você receberá um documento fornecido pelo médico, é este papel que você deverá escanear e anexar ao seu perfil.

- Antecedentes criminais: Se após os 18 anos de idade você passou mais de 6 meses em algum outro país, comece a pesquisar logo como conseguir os antecedentes criminais deste país, pois você irá precisar. Se este não for o seu caso e só precisa o do Brasil, é um processo simples, rápido, on-line e totalmente grátisComo ele vale por 90 dias, solicitamos os nossos apenas após o ITA – lembre-se que precisa passar por tradução juramentada. Já o meu esposo por ter morado nos EUA após os 18 anos, precisou solicitar o atestado de antecedentes criminais do FBI, um processo bem lento e que ainda estamos aguardando o recebimento. – Leia mais sobre esse assunto nesse post aqui.

- Comprovação de fundos: Este é o momento em que você vai comprovar que possui o valor monetário estipulado pelo governo canadense. Essa é uma parte complexa, pois nem todos os bancos fornecem a carta conforme as especificações do CICMinha dica é: tão logo chegue o ITA, vá ao seu banco se informar sobre esta carta, às vezes eles não conhecem e precisarão abrir um chamado que leva dias, como foi o meu caso; às vezes eles vão demorar uns dias para te entregar mediante pagamento de R$ 200,00 de taxa, como foi o caso do meu esposo. Lembre-se: precisa traduzir ok?

Nossa comprovação de fundos deu 50 páginas de PDF, ficou bem extensa porque no nosso caso, o dinheiro está na conta dos dois. Então tudo que é solicitado para o aplicante principal, colocamos também para mim, fora declaração e procuração que comprovavam que o dinheiro que está em minha conta é totalmente destinado à imigração e que o aplicante principal tem total acesso. 
*** Itens que foram anexados: Carta do banco (assinada e carimbada), extrato dos últimos 6 meses do banco (assinado e carimbado), holerite/contracheque dos últimos 6 meses - apenas do emprego atual, comprovação de data de abertura da conta, procuração pública,  e declaração. (Esses dois últimos itens enviamos porque boa parte do dinheiro estava em minha conta e como a conta não é conjunta, é necessário provar que o aplicante principal - meu esposo - tem total acesso à conta e que o dinheiro é exclusivamente para fins imigratórios. Então se esse também for o seu caso, faça isso, caso contrário, não é necessário. ***

- Comprovação de alteração de nome: Quem alterou o nome seja por casamento ou qualquer outro motivo precisa anexar aqui a prova desta mudança. Eu apenas anexei novamente a certidão de casamento.
  
- Experiência profissional: Aqui você precisa ter uma carta com padrões estabelecidos pelo CIC, para comprovar sua experiência de trabalho, ela precisa ser assinada e carimbada por alguém da empresa que você trabalhou. Então minha outra dica é: corra com isso o quanto antes e já deixe traduzida, mas caso seu chefe fale inglês, envie a carta para ele assinar já em inglês, assim você economiza na tradução.  

- Foto digitalizada: Tiramos uma foto com os padrões estabelecidos e anexamos. Bem simples.

- Carta de explicação: Este é um item opcional, nós não utilizamos.

Tudo pronto? Não! Estamos APENAS aguardando o FBI enviar o atestado de antecedentes criminais do meu esposo para assim pagar as taxas e enviar tudo! 



ÊÊÊ FBI libera nosso documento aí!!! 

ATUALIZAÇÃO 25/02/2018

Hoje, finalmente completamos a nossa aplicação e enviamos todos os nossos documentos do Express Entry para o CIC.

Como falei no post, nós estávamos dependendo do FBI, no entanto, por conta desse atraso, acabamos tendo que pegar novos antecedentes criminais da Policia Federal, pois o que tiramos já ia vencer, tivemos que voltar ao banco para pegar novos extratos, carta, e assim traduzir tudo isso de novo, o que demandou tempo.

Já estávamos bem em cima do prazo, (faltavam apenas 10 dias) mas nós conseguimos realizar o envio de tudo. Agora é aguardar o prazo de 6 meses para ter algum retorno do governo sobre o nosso processo de imigração.

Até a próxima! = ) 

12/09/2017 – Envio da EOI;
13/10/2017  Recebimento do ITA no processo provincial NB;
25/10/2017  Envio dos documentos (Correios – Documento Prioritário); 
30/10/2017 – Documentos recebidos no Canadá;
01/11/2017  E-mail de confirmação de recebimento dos documentos - AOR;
04/12/2017 – E-mail com a Nomeação da Província de NB;
06/12/2017  Recebimento do ITA no EE;
27/12/2017 – Realização dos Exames Médicos (upfront);
   Jan/2018 – Aguardando o FBI enviar os antecedentes criminais;
14/02/2018 – Recebimento do atestado de antecedentes criminais do FBI;
25/02/2018 – Envio da aplicação on-line do Express Entry para o CIC;
26/02/2018 – AOR application submitted and received;
28/02/2018 – Cobrança da taxa para o visto de PR no cartão de crédito.

2 comentários:

  1. No caso, quem passou mais de seis meses nos EUA, mas já tem mais de dez anos, não precisa solicitar a certidão de antecedentes criminais, correto? Gostaria de saber, pois passei um ano lá, mas já passou do dez anos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá tudo bem? Se você tinha mais que 18 anos quando morou nos EUA você vai precisar apresentar o certificado de antecedentes criminais do FBI.

      Excluir

Lembre-se de clicar em (X) Notifique-me para ser avisado assim que o seu comentário for respondido.