FBI Police Certificate e o novo sistema eDO System


O post de hoje é uma grande novidade! O FBI finalmente lançou uma nova opção para envios de solicitação de atestado de antecedentes criminais. Essa nova opção eDO System permite que o pedido e o pagamento sejam feitos eletronicamente e o tempo de processamento para o envio da resposta nessa modalidade é de 48 horas após o recebimento do cartão de impressão digital. Essa resposta é enviada por e-mail e também, caso você opte, pode ser enviada uma cópia para sua casa. FANTÁSTICO!  

Nós já estávamos sem esperanças de receber os 2 que enviamos na modalidade antiga. (contei sobre isso nesse post aqui.) Mas, não paramos de pesquisar no Google sobre esse assunto, foi então que simplesmente ao abrir o site do FBI vimos uma publicação com essa novidade, que tinha sido feita há apenas um dia. 

No dia seguinte logo cedo meu esposo foi novamente à Policia Federal, coletar pela terceira vez as impressões digitais, pois apesar do sistema ser totalmente eletrônico, você deve enviar o cartão de impressão digital pelos Correios. Ou seja, o prazo de 48 horas só passa a contar, assim que esse cartão for recebido pelo FBI. 

Enviamos o cartão dia 08 de fevereiro13 de fevereiro ele foi entregue. E no dia seguinte, hoje, 14 de fevereiro (menos de 48 horas após ter chegado o cartão lá) recebemos, finalmente, o tão esperado e-mail informando que o atestado ‘nada consta’ estava disponível para download no site do FBI. Graças a Deus! 🙌 
(O nosso prazo para envio da documentação do Express Entry encera dia 05 de março e se esse novo método não tivesse aparecido, simplesmente teríamos que enviar sem esse documento, o que iria acarretar em mais uma demora no nosso processo.)

Observações importantes:

1 - Não sei se é pelo fato do método ser novo, mas simplesmente o site não abriu no navegador Google Chrome, tentamos em computadores diferentes, mas ele não abriu, tanto no celular quando no computador. Foi então que partimos para o navegador Safari no Iphone e conseguimos abrir.

Obs.: Hoje resolvi testar no Internet Explorer e abriu normal (eu nunca lembro que existe esse navegador), o Mozilla eu não tenho instalado, portanto não sei se abre, mas você pode tentar, ok?! O importante é não desistir, pois algum vai abrir. 

2-  O sistema permite que você acompanhe o processo do seu documento, e assim que ele estiver disponível, eles avisam por e-mail para que você possa fazer o download, conforme sinalizado na imagem abaixo:

3- O valor é o mesmo que o do método antigo, 18 dólares e deve ser pago no site com um cartão de crédito internacional. 

4 - O endereço de envio para esse novo método é igual só muda o "setor". Fique atento!
FBI CJIS Division – ATTN: Electronic Summary Request

5- Mande por Sedex (EMS) ou pelo meio mais rápido que você encontrar, se estiver com pressa, é claro. Pois assim, sua resposta virá bem rápida, como a nossa, que levou apenas 6 dias.  

6- Preencha seguindo esses passos - (perceba que não existe espaço para carimbo, se você quiser preencher algum dado a mais sinta-se a vontade, esse é apenas um modelo que postei para auxiliar você, não é uma regra.)


UPDATE: 
-Por favor, antes de fazer uma pergunta, veja se ela já foi respondida nos comentários. Chega muita pergunta que a resposta já está nos comentários. Obrigada! :) 


Espero muito ter ajudado e de fato ter dado uma boa notícia para você! 
Se você gostou curta a nossa página no Facebook para acompanhar as novas postagens do blog.

Até a próxima! =)

86 comentários:

  1. oi! mto obrigada, tava dificil achar qualquer informacao sobre o assunto!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo comentário Natalia! É muito legal e motivador saber que estamos ajudando! ☺️

      Excluir
  2. Olá Nay, estou precisando da certidão de antecedentes criminais do FBI, morei nos EUA por 16 meses, e preciso desse documento para fins de um concurso. Eu morei como intercambista do Ciências sem Fronteiras e não tenho um SSN (Social Security Number). Duas dúvidas, posso conseguir essa certidão mesmo sem possuir o SSN; estou com dúvida sobre como preencher o formulário das digitais. Pode imprimir em folha de ofício comum? Qual número da agência que coloco (ou seja, quem está coletando minhas digitais, coloco Polícia Federal do Brasil ?). Estou perdido e não consigo encontrar muita coisa na internet. Obrigado pela atenção, Caio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Caio, eu acredito que é necessário sim o SSN para conseguir esse documento. O que você pode fazer é tentar falar com eles (304) 625-5590 ou identity@fbi.gov e verificar as instruções para o seu caso.
      Pode imprimir em folha comum sim e coleta as digitais na PF. Lá o oficial vai carimbar e assinar comprovando isso.

      Excluir
    2. Oi Nay, como vai?
      Passando aqui para agradecer pelas informações prestadas no site, foram muito úteis! Consegui obter minha certidão, só achei que o documento impresso (eu solicitei que uma cópia fosse enviado via correio) fosse "mais formal", pois é impresso em folha normal sem selo nem uma assinatura mais elaborada (só a digital mesmo). Mas pelo que li nos comentários mais novo, está tudo normal né? Obrigado mais uma vez!

      Excluir
    3. Oi Caio, que bom que deu tudo certo! Obrigada pelo feedback.
      É isso mesmo, um papel comum, sem selo sem nada hehe Abraço!

      Excluir
    4. Caio, boa noite! Eu morei nos EUA por 2 anos, voltei há 1 ano atras, e fui chamada recentemente por um concurso que prestei ha 5 anos atras. E pedem antecedentes criminais tbm de onde eu tenha residido ha 5 anos atras. Será que precisa mesmo? Só os atestados brasileiros não valem? Eu entrei e saí dos EUA legalmente, estava em analise na imigracao para visto de estudante, mas desisti e voltei com a extensao de visto válida. Help me! srsrsrs

      Excluir
  3. Muito obrigado Nay, pela resposta! Eu mandei email para o FBI, mas ainda não obtive retorno. De qualquer forma, agradeço imensamente pela sua resposta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Caio, tudo bem?
      eu também fui intercambista e, assim como você, não tenho o SSN.. mandei email pra eles porque estava preocupada, e eles me responderam dizendo que já que não tenho o SSN não preciso colocar número nenhum, só deixar em branco.
      Espero ter ajudado.

      Bj

      Mayra

      Excluir
    2. Olá Mayra,
      o FBI já havia me respondido a respeito do SSN. De qualquer forma, muito obrigado pela resposta.
      Att.

      Excluir
  4. Olá Nayran, muito obrigado por esse post! Muito util.

    Pergunta rapida - como é o processo para coleta de impressões digitais na PF? Precisa agendar? Precisa levar algum documento? Como posso saber quais delegacias da PF fazem este serviço e quais não fazem?

    Muito obrigado!!!

    ResponderExcluir
  5. Oi Matheus, fico feliz que tenhas gostado do post! Mesmo já tendo respondido via face, vou responder aqui pois pode ser a dúvida de alguém futuramente. :)
    - Você deve ir no setor de Papiloscopia da PF, não precisa agendar, basta chegar e falar que coletar digitais.
    - Precisa levar seu RG + SSN + formulário para coleta das digitais.
    - Aqui em SP fomos na Lapa, acredito que seja sempre a PF que for maior ou a central (recomendo ligar antes e confirmar se tem o setor, assim como recomendo confirmar os documentos necessários para levar, pois pode variar ou mudar com o tempo).

    Abraço!!

    ResponderExcluir
  6. Olá Nayran, ajudou bastante o artigo! E o documento para download vem autenticado (com assinatura digital ou algo do tipo)? Ou tem alguma maneira de autenticar depois?

    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gabriela, que bom que gostou! Não precisa autenticar nada depois, ele vem no timbrado do fbi e com uma assinatura digital. Do jeito que baixar pode enviar, estilo o nosso emitido pela PF, no site, que não precisa fazer nada também. Abs!

      Excluir
  7. Oi Nay!! Nossa, muito obrigada por disponibilizar tpdas essas informações.. Super, super helpful!! 😁 Eu só estou com muitas dúvidas a respeito de como preencher o formulário pra ir na PF, será que poderia me ajudar? O que seria “ORI” originating agency identifier? Que número eu coloco ali? E “OCA” your no.? Universal control no? Armed forces no? Vi em alguns sites que se esses espaços não forem preechidos, eles vão rejeitar o pedido 😔 Desde já, muito obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Raquel, obrigada pelo comentário! Para auxiliá-la resolvi editar o post e coloquei uma imagem que explica bem o que deve ser colocado em cada campo do formulário. Espero ter ajudado! Abraço!! :)

      Excluir
  8. Muito obrigada Nay pelas informações e por todos os detalhes que você se preocupou em nos dar. Simplesmente demais! Muitoo obrigada msm.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nayara que legal seu comentário! Fico feliz que você tenha gostado do post! Obrigada! 😊

      Excluir
  9. Oi Nay, tudo bem? Não consigo de jeito nenhum acessar este site. A primeira vez entrou e gerou um código enviado no meu email é depois não entrou mais. Você sabe me dizer se esta funcionando ainda esta opção online?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana Paula, tudo bem! Eu acessei aqui e deu tudo normal. Será o seu navegador? Tanta de novo e por outro navegador! bj

      Excluir
  10. Olá, Nay
    No meu caso eu preciso do fbi certificate pq morei 1 ano no Estados unidos e estou requerendo cidadania portuguesa, e isso agora me foi exigido. Lendo seus posts segui os passos e fiz meu pedido, paguei a taxa e agora falta pegar as digitais pra enviar. Sua ajuda foi util e muito importante .
    Thanks a lot!
    Eduardo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eduardo, que bom que o post ajudou você! Obrigada pelo feedback! Abraço! :)

      Excluir
  11. Olá,Nay
    Dicas super uteis e valiosas.
    Thanks a lot.
    Eduardo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo comentário! Fico feliz de ter ajudado! :D

      Excluir
  12. Olá Nay, valeu mesmo pelas instruções! Salvou muito! Jáder

    ResponderExcluir
  13. oi Nay! Preciso esclarecer umas dúvidas. Preciso do antecedente criminal americano porque estou fazendo minha cidadania italiana. Fui casado nos Estados Unidos com uma cidadã americana. Meu divórcio saiu antes do meu green card ou seja nunca tive um, mas tenho um número de social security number. Devo colocá-lo no documento para ser enviado para o FBI? Nem sei se ainda é válido. Meu divórcio foi em 2001 em NY. Não vivo nos Estados Unidos desde então. Outra dúvida, devo preencher o espaço reason fingerprinted? Seu post foi minha salvação. Quando descobri que precisaria deste documento fiquei perdido sem saber o que fazer. Muito obrigado pelas informações. Grande abraço! Luis Claudio Sant'Anna.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luis Claudio, fico feliz que o post esteja ajuda do você. Sim se vc morou lá vc precisa colocar o número do social security sim (ele não fica inválido) e na razão no seu caso é “cidadania” o do meu esposo preencheu como imigração porque estava vindo pro Canada. Abs!

      Excluir
  14. Oi Nay! Preciso do antecedente criminal americano porque estou fazendo minha cidadania italiana. Tenho algumas dúvidas quanto ao preenchimento do documento. Fui casado com uma cidadã americana. Meu divórcio saiu antes que eu recebesse meu green card, nunca tive um. Tenho um número de social security. Devo colocá-lo no documento que será enviado ao FBI? Nem sei se ainda é válido. Meu divórcio foi em 2001 e desde então não vivo mais nos Estados Unidos. Minha outra dúvida é se preciso preencher o campo reason fingerprinted. Seu post foi minha salvação. Quando me informaram que eu precisaria deste documento fiquei meio perdido. Suas explicações foram muito esclarecedoras. Abraço! Luis Cláudio sant'Anna

    ResponderExcluir
  15. Olá Luis Claudio, fico feliz que o post esteja ajuda do você. Sim se vc morou lá vc precisa colocar o número do social security sim (ele não fica inválido) e na razão no seu caso é “cidadania” o do meu esposo preencheu como imigração porque estava vindo pro Canada. Abs!

    ResponderExcluir
  16. Oi Nay, tudo bem? SUPER obrigada por essas 'dicas salvadoras' haha Realmente nos tirou do escuro, eh muito dificil enconrtar informacoes sobre esse assunto, eu e meu marido ja estavamos em desespero. hhaha

    Lendo essa rua resposta fiquei com uma duvida,

    ''Oi Gabriela, que bom que gostou! Não precisa autenticar nada depois, ele vem no timbrado do fbi e com uma assinatura digital. Do jeito que baixar pode enviar, estilo o nosso emitido pela PF, no site, que não precisa fazer nada também. Abs!''

    Acessamos o link que voce disponibilizou para o FD 250 e imprimimos num papel comum como voce disse, mas nao vejo essa assinatura digital que voce disse que ele tem. Sera que tou louca? Me da mais essa ajudinha, pleaseeee!! E novamente MUITO obrigada!!!!

    Beijos, Maria.

    ResponderExcluir
  17. Ola Maria, que bom que o post ajudou você. Nesse caso a Gabriela me perguntou sobre o documento que chega no email, que no caso é o documento final atestando que seus antecedentes criminais não existem digamos assim, já o link que esta no post pra você baixar e imprimir é apenas um formulário que deve ser preenchido e colocado suas digitais e você deve enviá-lo para o FBI. So após isso é que você vai receber o seus “antecedentes” no seu email. Ai sim esse documento ele vem já certinho num timbrado e assinado. Deu p entender?!

    ResponderExcluir
  18. Oi Nay, tudo bem? SUPER obrigada por essas 'dicas salvadoras' haha Realmente nos tirou do escuro, eh muito dificil enconrtar informacoes sobre esse assunto, eu e meu marido ja estavamos em desespero. hhaha

    Lendo essa rua resposta fiquei com uma duvida,

    ''Oi Gabriela, que bom que gostou! Não precisa autenticar nada depois, ele vem no timbrado do fbi e com uma assinatura digital. Do jeito que baixar pode enviar, estilo o nosso emitido pela PF, no site, que não precisa fazer nada também. Abs!''

    Acessamos o link que voce disponibilizou para o FD 250 e imprimimos num papel comum como voce disse, mas nao vejo essa assinatura digital que voce disse que ele tem. Sera que tou louca? Me da mais essa ajudinha, pleaseeee!! E novamente MUITO obrigada!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas

    1. Ola Maria, que bom que o post ajudou você. Nesse caso a Gabriela me perguntou sobre o documento que chega no email, que no caso é o documento final atestando que seus antecedentes criminais não existem digamos assim, já o link que esta no post pra você baixar e imprimir é apenas um formulário que deve ser preenchido e colocado suas digitais e você deve enviá-lo para o FBI. So após isso é que você vai receber o seus “antecedentes” no seu email. Ai sim esse documento ele vem já certinho num timbrado e assinado. Deu p entender?!

      Excluir
  19. Oi Nayran,

    Parabens pelo post e obrigado.

    Voce sabe informar o valor para recolher as impressoes digitais na policia federal?

    Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Victor, obrigada!! Na policia federal você não paga nada pra colher as digitais.

      Excluir
  20. Oi Nayran,

    Parabens pelo post e obrigado pelas dicas.

    Voce saberia informar o valor para coletar as digitais na Policia Federal da Lapa?

    Obrigado desde ja,
    Victor Tozelli

    ResponderExcluir
  21. Olá Nayran ,primeiramente parabéns pelo post excelente obrigado pelo compartilhamento dessas informações,eu tenho mais umas dúvidas , gostaria de saber se quando preencher online eu tenho que imprimir algum formulário e enviar junto com o cartão das impressões digitais,e se eu realmente tenho que ir na PF para tira Las ou posso ir na policia civil mais próximo? Estou perguntando porque não consegui achar escrito no site essa exigência !! Se poder me ajudar fico muito grato !! Tudo de bom pra vc !!
    Franco Ronchini

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Franco, se você estiver fazendo pelo sistema novo o formulário que deve ser enviado é o com as digitais, a menos que tenha algum outro lá falando pra você imprimir, mas quando fiz só era esse mesmo.(na modalidade antiga tinham outros fomulários até porque era tudo feito manual, mas nesse vc já preenche tudo online, só as digitais que não tem como).
      Quanto ir na PF ou na Civil, não existe nenhuma exigência, inclusive vi relatos de pessoas que fazem em casa com carimbo... mas a gente não quis arriscar assim, preferimos procurar onde existia alguém especializado para isso. Inclusive tem gente que envia duas vias das digitais, porque vai que tenha alguma que saiu errada né? Então é aquele negócio: quanto mais você puder enviar tudo de maneira mais acertada possível é melhor. Na PF sei que existe o papiloscopista, na civil não faço ideia como funciona, como é o acesso à ele, enfim daí fica ao seu critério. Se você for na civil depois conta aqui sua experiência pra gente! Abraço!

      Excluir
  22. Muito obrigado pela atenção ,dou um feedback sim , grande abraço!
    Franco Ronchini

    ResponderExcluir
  23. Olá Nayran tudo bem ! Tenho 2 dúvidas , gostaria de saber se o oficial que coletou as impressões digitais assinou datou e carimbou o cartao de impressoes digitais e se sim onde ele assinou ??
    Grato pela força,grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mauricio, sim ele assinou. No formulário existe um box, do lado esquerdo, que diz: "assinatura do oficial que coletou as digitais" é ali que ele assina, paralelo à esse box existe o campo para preencher a data, tanto faz quem preenche a data. Não existe um campo para carimbo. Abs.

      Excluir
  24. Muito obrigada pelo seu post Nayran.
    Fiquei com uma dúvida no preenchimento do Applicant das digitais. Nos locais de preenchimento de "Signature of Official Taking Fingeprints" e "Employer and Adress", a pessoa que coletar as minhas digitais preenche, certo? Ela deve carimbar esse documento em algum lugar?
    E no item abaixo "reason fingerprinted" é para deixar em branco mesmo?
    Você enviou duas cópias desse Applicant pelo correio para o FBI para garantir a leitura das digitais, caso uma não esteja muito clara, ou enviou apenas uma?
    Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  25. Nay, boa tarde.
    Obrigada por compartilhar e ajudar com suas informações.

    Preciso fazer esse processo para o meu chefe, que já mora nos EUA, porém, não encontrei onde ele pode coletar as digitais. Você consegue me ajudar?

    Obg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola, pra quem está no Brasil é na PF mas se ele ta no EUA não sei te falar, talvez em alguma delegacia... tem que ver como funciona o processo pra quem mora lá no caso.

      Excluir
    2. Nos EUA, são vários os lugares que coletam impressões digitais. As minhas, por exemplo, eu tirei em uma agência de correios que era credenciada para isso. Procure no Google os locais credenciados na cidade onde o seu chefe mora.

      Excluir
  26. Olá, Nayran!
    Estou com uma duvida sobre o SSN! Eu fiz intercambio nos Estados Unidos e logo depois consegui estagiar em 2015 por 3 meses e precisei fazer o SSN! (voltei no mesmo ano para o Brasil com o fim do intercambio) Devo colocar esse numero do SSN? Mesmo sendo um caso de intercambista estagiando? Desde já obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Yuri, se você tem o número e ele é solicitado no formulário eu não vejo porque não colocar. Abs!

      Excluir
    2. Obrigado pela resposta! :)
      Ah e imprimir frente e verso o formulário FD-258? Ou melhor duas folhas separadas?

      Excluir
  27. Você é um anjo! Meu Deus eu desesperei quando vi que ia levar 3 meses sendo que nem isso de prazo eu tenho pra tirar meu visto. Obrigada por compartilhar, essas comunidade online é linda!
    Só uma dúvida: como você fez para ir a PF? Precisou agendar horário?
    Obrigadíssimo!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gabriela, que bom que te ajudou! 😊 Não precisei marcar não, mas eu liguei antes so pra tirar dúvida, falaram que não precisava, se vc puder ligar antes é bom, porque o lugar que eu fui pode trabalhar diferente do lugar que você vai! Bjs

      Excluir
  28. Olá, parabéns pelo site! Muito bacana mesmo! Tenho que requerer meus antecedentes criminais e da minha esposa. Você e seu esposo postaram seus respectivos cartões de impressão digital em cartas separadas? (imagino que sim). Se entendi bem, vocês enviaram os cartões em triplicata, para garantir que o FBI consiga fazer os procedimentos de análise e vocês não perdessem tempo. Você recomenda esse tipo de procedimento? Muitíssimo obrigado, desde já, pelas informações!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola, obrigada pelo feedback! Vcs dois moraram no eua? Conforme expliquei no post so meu marido fez esse procedimento pq só ele que morou lá por mais de 6 meses (mas certamente se eu tb precisasse mandaria separado pois são pessoas diferentes). Enviamos mais de uma folha porque achamos que seria mais seguro em caso de alguma digital não conseguir ser lida, mas não é uma obrigatoriedade, foi precaução nossa, dai fica à critério.

      Excluir
  29. Obrigado pela resposta. Nos dois moramos sim. Eu e minha esposa. Achei bacana a dica dos cartões em triplicata. Vou aplicar e depois comento aqui! Best wishes :)

    ResponderExcluir
  30. A propósito, vi nos comentários que seu marido não precisou autenticar nem apostilar o IdHSC. Estranhamente, estou sendo cobrado para fazer isso. Acredito que seja exigência do país de destino. Inclusive, tive que fazer apostila de Haia dos antecedentes criminais brasileiros pra autenticar as assinaturas. Ao que parece, o Canadá é menos rigoroso com essas coisas. Corrija-me se eu estiver errado. O Canadá é também uma das minhas opções de trabalho.

    ResponderExcluir
  31. Olá, muito obrigado pelas dicas ! realmente foram muito uteis,

    Estou com o mesmo problema do Jehova, me parece que o atestado de antecedentes criminais emitidos em outros países necessitam ser apostilados e traduzidos, você também teve que fazer isso ?

    Obrigado

    ResponderExcluir
  32. Nay, gostaria muito de agradecer esse seu post. Já tinha desistido de procurar como tirar a certidão negativa nos USA... qdo numa última tentativa encontrei o seu post. Precisei tirar essa certidão por causa de um concurso público. Fiz exatamente como vc orientou e deu super certo. O sedex é caro(paguei R$131,00), mas vale a pena porque é mais seguro mesmo e chegou lá super rápido. Agradeço imensamente toda a ajuda!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que deu certo Eliza! Fico muito feliz de saber que ajudei você!! Obrigada pelo comentário! Bjs

      Excluir
  33. Muito obrigado por compartilhar essas informações, Nay!
    O mundo precisa de mais gente igual a você! :D

    ResponderExcluir
  34. A Espanha pede apostilado. Isso eh algum procedimento nos EUA tambem ou aqui no Brasil?? Sabe? :/
    Muito obrigada pelo seu post!!!! Mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelas minhas pesquisas precisamos apostilar no EUA, depois traduzir no Brasil e apostilar novamente. Falta só essa parte para eu dar entrada no meu arraigo familiar

      Excluir
  35. Gostaria de agradecer imensamente pelas dicas, e também perguntar uma coisa que não estou achando em lugar algum: Caso a pessoa tenha tido problemas nos EUA ( furto de dados biometricos, por exemplo), será se vem descrito detalhadamente, onde e qual o motivo do delito? precisamos desses dados pra dar procedência num processo contra o governo americano.
    POis se vir escrito apenas :consta problemas nos EUA....e não vir especificando onde ( cidade) e motivo real, teremos que tomar outras medidas pra descobrir o que ocorrera.

    ResponderExcluir
  36. Muito obrigado a Nay pelo post super esclarecedor e a todos que compartilharam tantas informações úteis. O mundo é feito de anjos, vamos ajudando e sendo ajudados.
    Abraços a todos!

    ResponderExcluir
  37. Depois de 2 anos teu post ainda tá ajudando a gente. Obrigada.
    Meu companheiro está aplicando para a Residencia Brasileira (ele é Argentino) e como moramos lá ano passado, ele precisa da certidão.
    Só ainda fiquei com dúvida do "reason fingerprint". Você colocou para deixar em branco, mas em um comentário disse que preencheu "imigração".
    Devo deixar em branco?

    ResponderExcluir
  38. Oi nay. muito obrigada pelo seu post, ja me ajudou demais. Estou fazendo o processo de nacionalidade portuguesa....eu estou com uma duvida no preenchimento deste documento das digitais: na parte de cima na direita pede a assinatura do oficial, employer adress e a reason fingerprinted, e no seu exemplo fala pra deixar em branco, nao precisa preencher mesmo?

    ResponderExcluir
  39. Olá Nay,
    Só queria te agradecer, seguir teus conselho e deu tudo certo. Aos que tentaram pegar as digitais na policia federal vou dar uma dica, quando ligarem para a PF falem com o Nucleo de Identificacao, eles conhecem esse processo. Inicialmente eu liguei para o plantao e eles disseram que nao faziam esse tipo de servico particular.
    Enfim, obrigado demais pelo seu Blog!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo feedback!! Feliz que deu tudo certo pra voce!! :)

      Excluir
  40. Pessoas, esse post me ajudou imensamente (obrigado Nay!), então senti que precisava retribuir.

    TL;DR: NÃO PRECISA IR NA POLÍCIA (FEDERAL OU CIVIL). VOCÊ PODE COLHER SUAS IMPRESSÕES VOCÊ MESMO(A), EM CASA.

    Tentei fazer o caminho da Polícia Federal (aqui no Rio), mas ao telefone colocaram os mais diversos bloqueios, como conseguir um requerimento do Consulado Português provando que eles precisavam disso no meu processo de visto, e levar um tradução juramentada do formulário de coleta junto com o formulário em inglês.

    Não fiquei muito feliz. Dei uma investigada na internet e achei exemplos de pessoas que tinham colhido elas mesmas. Então comprei no Mercado Livre um coletor de impressões digitais (uma almofada com tinta específica pra esse fim, que faz toda a diferença na qualidade. Usei a marca Trodat) e coletei em casa mesmo, com o auxílio da minha esposa.

    Coletei em 3 formulários pra diminuir a chance de dar algum problema na qualidade e mandei tudo pro FBI. Deixei em branco toda a parte sobre quem estava coletando as impressões, mantendo preenchido só o motivo ("REASON") com um texto bastante genérico ("Portugal Visa", acho). Um dia depois dos formulários serem recebidos lá já tinha a checagem de antecedentes no meu e-mail.

    Um belo alívio!

    Espero que meu relato seja de alguma ajuda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal sua dica! Da pra fazer em casa mesmo o problema era arriscar e fazer errado mas fazendo assim como vc fez varias copias a probababilidade 'e menor realmente! Obrigada pelo relato!! :)

      Excluir
    2. Sergio, você precisou apostilar esse documento nos EUA e depois a tradução também? Estou começando o processo de cidadania portuguesa e vi em alguns lugares que tinha que apostilar o original nos EUA também... Obrigada!

      Excluir
    3. Olá Mariana!
      Estou ajudando minha tia com o processo dela de cidadania e queria saber se você já fez o seu? Se sim, como procedeu?
      Obrigada!

      Excluir
    4. Nay, muito obrigada por essas valiosas dicas, e o exemplo de como preencher o formulário. Tirou minhas dúvidas! Sergio, muito obrigada também pela sua dica. Tinha tentando tinta de carimbo e só sai borrão. Esta dica da Trodat foi ótima. Obrigada! No entanto, ainda tenho uma dúvida, a mesma pergunta da Mariana: estou vendo que alguns falam que precisa apostilar o original nos EUA (vi que fazem aqui: https://travel.state.gov/content/travel/en/records-and-authentications/authenticate-your-document/office-of-authentications.html), depois traduzir e apostilar a tradução. Para quem passou pelo processo, é isso mesmo? Ou alguém enviou sem a tradução e deu certo? Qualquer dica neste sentido seria muito útil!

      Excluir
  41. Olá! Esse post me ajudou bastante pra nortear minha pesquisa sobre esse assunto! Só queria atualizar uma questão que pode ajudar as pessoas hoje em dia.
    Fui na Policia Federal no Rio de Janeiro, e o NID (departamento responsável pela papiloscopia) disse que tem um novo procedimento para tirarem as digitais no documento.
    Agora vc precisa fazer uma tradução juramentada para O PORTUGUÊS do documento do FBI, além de ir no consulado americano para pedir uma carta que diga que suas digitais tem que ser coletadas para o fim da certidão de antecedentes criminais.
    Depois de conseguir essa tradução juramentada, a carta do consulado e o formulário original preenchido, tudo deve ser levado na policia federal e eles realizam a coleta das digitais.
    Infelizmente essas regras entraram em vigor no dia 19 de outubro de 2020 e dificultou um bocado esse processo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa muito interessante saber isso, obrigada pelo feedback com certeza vai ajudar o pessoal!! :)

      Excluir
  42. Oiii Nay!! muito obrigada pelas dicas! gostaria de saber se a data é D/M/YY como mostra no exemplo? Sei que na america nao se usa esse modelo, geralmente é o mês primeiro. Só gostaria de confirmar mesmo. Obrigada

    ResponderExcluir
  43. Bom dia Nayran, não consegui lendo todas as dúvidas e suas respostas, de como obter o documento com apostila de Haia , que precisa vir apostilada dos EUA. Poderia me dar alguma dica. Um abraço, Fausto lima

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi eu nao precisei apostar, então nao sei te falar nada sobre isso 🥲

      Excluir
  44. Olá! o post tem tempo, dei uma lida nos comentários, mas estou com uma dúvida, com um pouco de sorte consigo ainda tirar elas :)
    Esse formulário FD-258 tem que ser impresso em algum tipo de papel específico? Imagino que A4 normal é muito fino e não indicado né, tem algum outro que é para usar?

    ResponderExcluir
  45. Muito obrigada por compartilhar essas informações e com tantos detalhes, é difícil achar algo do tipo tanto pelo Google quanto pelo Youtube. Obrigada!

    ResponderExcluir
  46. Boa tarde! Estou tentando preencher a solicitação eletrônica, mas na parte do endereço o campo "State" aparece como obrigatório, e as únicas opções são os estados americanos... É necessário ter endereço nos USA para fazer a solicitação?

    ResponderExcluir
  47. Oi Nayran tudo bem? Para fazer as digitais na Policia Federal, precisa agendar horario? Se sim, qual o icone que devo clicar? Pois nao estou achando essa opcao apenas para tirar as digitais.

    Obrigada :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi fernanda, quando ele fez nao precisou agendar nada ate pq nao é um serviço que eles oferecem. Foi algo que a gente achou melhor tentar ver se eles poderiam fazer pra gente e no fim deu certo. Entao seria bom ou ir la ou ligar pra ve se eles podem fazer isso pra vc. Nao eh algo comum no caso teria q perguntar mesmo.

      Excluir
  48. OI, FERNANDA. PARA PEGAR AS IMPRESSOES DIGITAIS NA POLICIA FEDERAL E PRECISO FAZER UM AGENDAMENTO? OBRIGADA

    ResponderExcluir
  49. Salvou minha vida esse post!

    ResponderExcluir

Lembre-se de clicar em (X) Notifique-me para ser avisado assim que o seu comentário for respondido.