Como acompanhar o seu processo no EE


Você sabia que depois de enviar a sua aplicação no Express Entry através do site do CIC, você  consegue SIM acompanhar o andamento do seu processo?

Pois é, existe uma espécie de timeline na sua conta do CIC onde você pode acessá-la para acompanhar o seu processo e sair, nem que seja um pouco, da angústia. E é exatamente isso que vou explicar no post de hoje. Então, vamos lá!

Geralmente sua aplicação seguirá o seguinte caminho após ser enviado:
AOR – NA1 – MEP – IP1 – NA2 – IP2 – NA3 – PPR–COPR

AOR – "Acknowledgement of Receipt," mais conhecido como “reconhecimento de recebimento”. É uma cartinha que chega no seu e-mail logo após o envio da aplicação informando que ela foi recebida.

NA1“Not applicable.” Essa será a mensagem que aparecerá no seu Backgroud Check assim que você enviar e receber o AOR. Geralmente esse vai ser o seu status até o momento em que receber a aprovação dos exames médicos.

MEP“You passed the medical exam.” Isso acontece após aproximadamente 25 a 30 dias após o recebimento do AOR. E para candidatos no PNP pode demorar mais tempo. (No entanto o nosso veio com apenas 7 dias).

IP1“Your application is in progress. We will send you a message when we start your background check.” Essa mensagem irá aparecer no seu BG com 1 ou 2 dias após o resultado do exame médico, às vezes no mesmo dia, como foi o nosso caso. Esta fase acontecerá no escritório CIO (Central Northern Intake Office), aqui os oficiais não analisam todos os documentos, apenas os antecedentes criminais e também verificam se não está faltando nada. Documentos adicionais podem ser solicitados, mas se eles acharem que está tudo certo, o status vai ser alterado para NA.

Na fase MEP e IP1 as mensagens aparecerão assim:

NA2 Not Applicable.” Isso significará que o IP1 está completo. Às vezes o IP1 leva poucas horas e se não verificarmos a conta neste período não será possível saber se estamos no NA1 ou NA2. Nesta etapa os documentos são transferidos para o CPC (Case Process Center), onde os agentes farão avaliações de elegibilidade, como por exemplo, se há alguma irregularidade no NOC ou nos pontos do ITA. Se eles acharem que está tudo bem fornecerão sua recomendação para o oficial de visto e em seguida iniciarão as verificações de segurança.

IP2  A mensagem de status BG nesta etapa será: “We are processing your background check. we will send you a message if we need more information.” Aqui o oficial de visto começa a revisar a aplicação para verificar se está completa e confirmar as notas dos agentes do CIO, como por exemplo, comprovação de fundos e cartas do empregador. Isso geralmente acontece depois que toda a parte de segurança, criminalidade e elegibilidade estiver concluída, em torno de 4 meses após o AOR. (Mas nós chegamos nesta fase com apenas 8 dias após o AOR). Quando eles concluírem darão entrada no pedido do PPR, caso o candidato já tenha pago o RPRF antecipado (aquela segunda taxa que é paga no momento da aplicação).

Na fase IP2 as mensagens serão como estas na imagem abaixo:


NA3 Not Applicable.” Isso significa que o IP2 está completo. No entanto esse status muitas vezes não é visível e o pedido de PPR é colocado logo a partir do IP2.

PPR“Passport Request.” Essa é a fase que todos aguardam, você receberá um e-mail com a solicitação do passaporte. Isso significa que o oficial ficou satisfeito, aprovou seu pedido, solicitou o seu passaporte juntamente com 2 fotos e o formulário para carimbar o seu visto de imigrante e assim emitir o COPR.

COPR“Confirmation Of Permanent Residence.” Confirmação da residência permanente.

Vale lembrar que, no que diz respeito a tempo, isso é o que acontece com a maioria dos candidatos, pode ou não coincidir com o seu processo de aplicação, assim como falei acima que o nosso não coincidiu algumas vezes, o que tinha previsão de acontecer em 4 meses aconteceu em 8 dias conosco. Então vai de época, fluxo deles, enfim, o real status mesmo da aplicação poderá ser visto solicitando as GCMS notes. 

Nossa timeline de acordo com esse processo é a seguinte:


26/02/2018 - AOR
05/03/2018 - MEP
05/03/2018 - IP1
06/03/2018 - IP2
15/05/2018 - PPR (atualizado posteriormente a essa postagem)

Espero que você tenha gostado do post e que ele tenha ajudado de alguma forma. Não esqueça de comentar aqui embaixo o que você achou e como está o andamento do seu processo. 

Até a próxima! =)

7 comentários:

  1. Oi Nay! Recebi o ITA e estou organizando a documentação para enviar. Estou impressionada com a rapidez do seu processo! Você teve que enviar documentação complementar? Nas cartas dos empregadores, voce anexou algum extrato de pagamento ou só as cartas foram suficientes? Abraço!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fabiana, parabéns pelo ITA! :)
      Sim foi bem rápido, estamos só na espera do e-mail com PPR, tomara que venha logo!
      Nós não tivemos que enviar nenhuma documentação complementar, pelo menos não até o momento, mas caso eles solicitem, farei um post explicando direitinho.
      Quanto às cartas, não anexei nenhum extrato, apenas a carta original e tradução juramentada de cada uma.
      Abraço!!

      Excluir
    2. Os extratos você pode adicionar na parte de comprovação de fundos.

      Excluir
  2. Obrigada, Nay! Fiquei esperançosa de que o processo seja mais rápido do que o previsto rsrs Nossa, como está difícil lidar com a ansiedade e o medo de que algo seja rejeitado pela imigração... Estamos anexando somente as cartas também, tentando deixar tudo o mais coerente com o NOC escolhido. Avise pelo blog quando receberem o PPR! Na torcida por vc!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela torcida! Pode deixar que vai ter post avisando e contando tuuudo! Ficarei na torcida por você também! :)

      Excluir
  3. Como criar o perfil no EE, algum post sobre o assunto Nay?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Denise, ainda não fiz nenhum post sobre a criação do perfil. Fiz esse sobre como funciona o EE, verificação de elegibilidade e etc. http://www.dicasdanay.com.br/2018/02/como-imigrar-para-o-canada-pelo-express-entry-parte-1.html
      Mas fica aí a sugestão para um futuro post, né?! Obrigada :)

      Excluir

Lembre-se de clicar em (X) Notifique-me para ser avisado assim que o seu comentário for respondido.