Abrindo conta bancária no Canadá


O post de hoje é para contar a nossa experiência ao abrir uma conta no Canadá.

 A escolha do banco

Antes de mais nada, você precisa saber que existem vários bancos no Canadá, cada um com a sua particularidade. Então eu aconselho que você entre nos sites de cada um deles e veja cuidadosamente o que cada um oferece, quais são as taxas que existem e qual a melhor opção para os recém-chegados, pois TODOS, oferecem opções para quem acaba de chegar no país, resta saber qual é a melhor opção que se encaixa para você. No site do CIC também tem uma ferramenta muito bacana, onde você vai preenchendo de acordo com o seu perfil e ele te fornece uma lista de banco de acordo com o que você busca.

Os principais bancos no Canadá são: TD Canada Trust, CIBC, Bank of Montreal, RBC - Royal Bank e Scotiabank.

Nós, particularmente optamos pelo CIBC, isso porque gostamos de dois pontos: 1- Isenção de taxa no primeiro ano. 2- Cartão de crédito do jeito que a gente queria.

É importante lembrar que a gente já tinha definido o nosso banco desde que saímos do Brasil. Já tínhamos pesquisado tudo, tanto que no terceiro dia estando no Canadá, a gente já foi até o CIBC.

Processo de abertura da conta

No primeiro dia que chegamos não deu para fazer nada, a não ser dormir, no segundo a gente fez as nossas contas de telefone celular e no terceiro dia, nós já fomos ao banco para abertura da conta corrente.

Apesar de já ter ouvido falar que precisava agendar um horário, a gente foi na cara e coragem mesmo, mas chegando lá realmente só poderíamos abrir a conta se fosse com a gerente e com horário marcado. A outra opção seria voltar para casa e fazer tudo de forma on-line e voltar na agência para pegar o cartão. Sendo assim, nós optamos pela segunda opção, fizemos tudo de forma on-line e depois voltamos para receber os cartões.

Para o recebimento do cartão de débito foi necessário apresentar:

- 2 Documentos de identificação: Passaporte e Co-PR (se você não vem com PR basta apresentar o seu study permit ou work permit);
- SIN Number;
- Número de telefone canadense;
- Endereço canadense (pode ser do hotel ou airbnb (que foi nosso caso) depois você pode alterar para o permanente.

Resultado de imagem para advantage debit card cibcDepois de tudo isso apresentado, a atendente do banco nos entregou os cartões de débito da conta corrente. Sim, simples assim! Fiquei impressionada também, pois o cartão não é igual ao do Brasil que vem com seu nome e número da conta. Vem com uma sequência de números como se fosse a “referência” do cartão, você apenas assina atrás dele, cadastra uma senha, PIN, internet banking no celular e pronto é seu!

Cartão de crédito

E aí veio a pergunta clássica: E quanto aos cartões de crédito? Infelizmente o cartão que nós queríamos só a gerente era capaz de fornecer, pois o cartão que estava disponível naquela hora era um outro mais simples. Sendo assim, agendamos um horário para dois dias depois na esperança de conseguir esse cartão.

Dois dias depois voltamos ao banco e fomos muito bem atendidos por uma japa bem simpática. Explicamos que já tínhamos aberto as nossas contas e queríamos o cartão Visa Gold Adventure, pois vimos que ele era bem legal pelo fato de a cada 1 dólar gasto equivaler a 1 milha, fora isso ele também dava 15 mil pontos de bônus para cada um.

E para nossa alegria o cartão foi aprovadíssimo!!!!!! Yeahhh! Nada como uma boa conversa, não é mesmo? E olha que conversamos bastante, adorei o atendimento, ela perguntou do nosso processo, de como foi a escolha de vir pra Moncton, o que estávamos achando, achou o máximo que a gente escolheu Moncton para viver e nós também achamos o máximo isso da parte dela.

Quanto ao nosso limite, ele nem se compara ao que tínhamos no Brasil, mas se parar pra pensar ele está ótimo para quem acabou de chegar e não tem crédito na praça, não tem emprego, não tem nada. Nosso limite é maior que mil dólares para cada um e sinceramente achamos que nem isso íamos conseguir!

Depois de assinar tudo, ela nos informou que o cartão tinha sido solicitado em modo expresso e que ia chegar o mais rápido possível, a gente só não imaginava que em 24h o banco ia ligar avisando que o cartão já estava disponível para retirada. Fantastic!

E é isso, foi bem simples, prático e espero que você tenha gostado do post e entendido como fazer todo esse procedimento. Eu fiz um vídeo sobre esse assunto para o canal, então se ficou alguma dúvida assiste o vídeo clicando aqui. (Aproveita e inscreva-se no canal, ajuda a Nay, please!!!) 

E se você tem alguma dica de como é o seu banco, se você conseguiu um limite maravilhoso e bem melhor que o nosso, avisa aí pra gente! :D

Até a próxima!!

0 comentários:

Postar um comentário

Lembre-se de clicar em (X) Notifique-me para ser avisado assim que o seu comentário for respondido.