Aplicação NBPNP - Envio dos documentos



Um mês e um dia depois de enviar a nossa EOI para o e-mail do escritório de imigração de NB, chegou o convite para aplicar para o Programa Provincial. (Nem precisa comentar o tamanho da felicidade, né?!)
Como mencionei no post anterior, enviamos dia 12 de setembro de 2017 e recebemos o ITA dia 13 de outubro de 2017.
O e-mail dizia que a nossa documentação tinha um prazo de 45 úteis para chegar ao escritório deles. São muitos formulários e vários documentos que devem ser impressos e enviados via Correios. O guia completo você encontra aqui e a lista com os formulários aqui
O processo é bem extenso e trabalhoso, por isso resolvi escrever detalhadamente como fizemos. Ah, vale lembrar que esses formulários mudam constantemente então, pode ser que quando você for fazer, algo já tenha mudado, assim como quando fomos fazer, já existiam algumas mudanças de formulário se comparado à pessoas que fizeram antes de nós.
Então vamos lá!

A lista de formulários que enviamos foi a seguinte:

* Solicitado no e-mail do ITA:
- Cópia da EOI (expressão de interesse);
- Comprovação de vínculo com a província (e-mail de inscrição na palestra informativa);
- O próprio e-mail com o ITA mostrando que tínhamos o convite para aplicar.


* Solicitado no site da província e checklist:
- Educational Credential Assessment (ECA);
- Work Experience (aplicante principal somente);
- Teste de proficiência (no nosso caso IELTS);
- Documentos: RG e Certidão de casamento + traduções juramentadas e passaportes (cópias coloridas);
- Foto 5x7 recente.
Para nos auxiliar e garantir que não faltou nada, usamos o formulário NBPNP-DCEELMS  Document Checklist que foi muito útil. Recomendo que você leia atentamente tudo que pede nele e não terá erro.

Confesso que sentimos dificuldade em preencher esses formulários, por isso vou detalhar cada um dos itens acima. Se você entendeu tudo e não quiser ler essa parte, pode pular para o final!

Etapa 1 e 2 do checklist:

Logo de cara tínhamos um impasse: pois os dois primeiros formulários que pedem NBPNP-001 e 002 - não estavam mais disponíveis no site da província. Em contrapartida existia um novo formulário no site e que este não estava no checklist. Após analisar, percebemos que este novo formulário NB-005 se tratava do mesmo, porém reformulado em apenas um. 

Pois bem, trata-se de um formulário de consentimento, em que você precisa imprimir duas vias, uma para o aplicante principal e outra para o acompanhante. Os dois precisam assinar declarando que estão cientes, que caso sejam aprovados, irão residir na província de NB.

Etapa 3
Este deve ser preenchido e assinado pelo aplicante principal. Além disso, neste formulário pede informações também do cônjuge, como educação, endereços, experiência de trabalho e etc.
Esse formulário para mim foi o mais trabalhoso, faça com atenção! Não deixe nenhum campo em branco e fique de olho nas dicas abaixo, pois dependendo do que você faça ou deixe de fazer, eles poderão solicitar que você revise os formulários ou até mesmo descartar seu processo.
1- Endereço: nessa parte você deve indicar seus endereços nos últimos 10 anos. Se você tem 30 e poucos anos não coloque desde que você nasceu.
2- Educação: coloque todos os seus diplomas, eu coloquei até do ensino médio.
3- Experiência de trabalho: Coloque aquelas que você tiver como provar, com as cartas de referência. Caso esteja desempregado, coloque este período que está desempregado também.
4- Idioma: O nível de CLB deve ser escrito claramente.

Etapa 4
Formulário NBPNP-004: Essa etapa não era aplicável a nós. Então coloquei um X e também um N/A, para que eles soubessem que não estávamos anexando este formulário.

Etapa 5

Formulário NBPNP-007: Este formulário você precisa declarar seu patrimônio. Quanto de dinheiro que os dois tem na conta e etc. Ele é bem dividido, basta colocar o que se pede em cada lugar e o que não for aplicável, lembre-se de colocar N/A. Os dois devem assinar este formulário. Outro ponto importante é você anexar uma carta do banco e extratos dos últimos 6 meses provando que você tem esse dinheiro na sua conta (e que não pegou emprestado).  

(Aqui não anexamos a carta, pois em nossos bancos (Caixa e Bradesco) falaram que não existia um modelo de carta para essa finalidade, portanto enviamos apenas os extratos com tradução juramentada).

Etapa 6

Formulário NBPNP-011: Este é um formulário para ser preenchido e assinado apenas pelo aplicante principal. Refere-se a taxa de CAD$ 250,00 que é paga on-line e no cartão de crédito.

(Aqui anexamos o comprovante de pagamento da taxa e o e-mail de confirmação, apenas para garantir).

Etapa 7
Formulário IMM 5476: Esta etapa não era aplicável a nós. Então novamente coloquei um X e também um N/A.

Etapa 8
Nesta etapa você precisa entrar na sua conta do WES, pedir uma cópia da sua equivalência e solicitar que ela seja entregue ao NBPNP. Pagamos CAD$ 75,71 no cartão de crédito. Veja bem, eles não aceitam a cópia/original do seu ECA, aquele que veio para a sua casa, não mande! A própria instituição WES que precisa enviar diretamente para eles.  Neste ponto não ficou claro se era apenas do aplicante principal ou de ambos, sendo assim, resolvemos mandar de nós dois.

Etapa 9
Diplomas canadenses: Esta etapa não era aplicável a nós. Então novamente coloquei um X e também um N/A.

Etapa 10
Esta etapa é para o aplicante principal somente. Ele terá que enviar as cartas de recomendações originais dos seus empregadores nos últimos 10 anos (carta conforme os padrões solicitados pelo CIC). Se as suas cartas estiverem em inglês, ótimo, caso contrário você terá que fazer a tradução juramentada e enviar junto com o original. Nesta etapa você deverá anexar também cópias de contratos de trabalho, cópias de holerites e também um currículo.

Etapa 11
Esta etapa não era aplicável a nós. Então novamente coloquei um X e também um N/A.

Etapa 12
Prova de proficiência linguística: Aqui anexamos o original do IELTS.

Etapa 13
Documentos de viagem e passaporte: Xerocamos todas as páginas dos nossos passaportes, até mesmo as em branco (xerox colorida).   

Etapa 14
Identidade e documentos de status civil: Enviamos xerox das nossas identidades, juntamente com a tradução juramentada, assim como a certidão de casamento. Nossas certidões de nascimento, ficaram no cartório quando casamos e por isso não temos mais.

Etapa 15
Não temos filhos, portanto esta etapa não era aplicável a nós. Então novamente coloquei um X e também um N/A.

Etapa 16
Fotografia: Fizemos fotos 5x7 (eles não especificam tamanho) e no verso da foto colocamos, nome, data de nascimento e quando foi tirada a foto. Compramos aquelas capinhas de foto, colocamos dentro e grampeamos em uma folha em branco, conforme solicitado e anexamos ao formulário NBPNP – DCEELMS.

Etapa 17
Esta etapa não era aplicável a nós. Então novamente coloquei um X e também um N/A.

Após reunir tudo isso, estávamos com aplicação completa. Enviamos todos os formulários que se aplicavam e os que não se aplicavam foram desconsiderados. O endereço para o qual você deve enviar, encontra-se ao final do checklist. Vale ressaltar que utilizamos o checklist como a nossa capa do processo, pois achamos que assim ficaria mais fácil da pessoa entender o que era e o que não era aplicável a nós.
12/09/2017 – Envio da EOI; 
13/10/2017 – Recebimento do ITA no processo provincial NB;
25/10/2017 – Envio dos documentos (Correios – Documento Prioritário);
30/10/2017 – Documentos recebidos no Canadá;
01/11/2017 – E-mail de confirmação de recebimento dos documentos - AOR.

Agora é aguardar! Muita ansiedade e muitas orações para que continue dando tudo certo!

Até a próxima! =) 

2 comentários:

  1. Olá Nayran, tudo bem? Primeiro gostaria de parabenizar pelo blog, muito informativo e bem escrito. Gostaria de pedir uma informação, eles exigiram uma nota minima no IELTS? Obrigada. Jaynara Vidal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, fico feliz que você gostou! Sim a nota mínima exigida é CBL 7,0.

      Excluir

Lembre-se de clicar em (X) Notifique-me para ser avisado assim que o seu comentário for respondido.