Sessão de informação New Brunswick – JOB FAIR


Nos dias 25, 26 e 28 de abril nas cidades de São Paulo, Três Lagoas e Vitória acontecerá uma JOB FAIR promovida pela província de New Brunswick.
Essa não é uma sessão de entrada expressa, portanto ela não tornará ninguém elegível, nem dará “vinculo” com a província, como a info session normal oferece. Tudo isso porque, digamos que essa é uma feira de empregos e está sendo promovida por empresas de um setor específico, que estão em busca de uma categoria profissional específica que neste caso é: Wood Harvest Machine Operators (Operador de máquina de colheita de madeira) ou seja, pessoas com experiência em corte de árvores com máquinas específicas para isso.
Mas, conforme o site, caso a pessoa possua experiência solicitada, compareça à feira e receba uma proposta de trabalho, esta sim poderá posteriormente se inscrever para residência permanente através do Programa Provincial de New Brunswick - NBPNP. Ok?!

Então caso tenha experiência nesta área específica, você pode fazer sua inscrição e no dia da feira deve levar os seguintes documentos:
  • Teste de proficiência do idioma - IELTS (General Training) com nota 5;
  • Equivalência do diploma (ECA) feita pelo WES ou outra instituição aprovada pelo governo;
    (clique aqui para ler o post em que eu explico como fizemos a nossa equivalência)
  • Prova de experiência profissional;  
  • Comprovação de fundos necessários.

Segundo o site após a sessão de informação, as entrevistas serão realizadas pelos recrutadores, por isso você deve ir preparado com tudo o que foi mencionado acima e também com o seu currículo. Você poderá ser recrutado na hora por alguma empresa, mas caso isso não aconteça, eles afirmam que manterão os seus dados no sistema para que você possa encontrar um empregador futuramente ou até mesmo ser convidado para sessões que acontecerão novamente em 2018-2019.

Para o teste de proficiência é necessário que as suas notas sejam iguais ou superiores a essas: 

Já a comprovação de fundos é de acordo com a quantidade de pessoas da sua família. Esse dinheiro não pode ser emprestado, pois você irá usar para sustentar a sua família até receber seu salário. A tabela abaixo também foi retirada do site e apresenta os valores que deverão ser comprovados:
 

Quanto à experiência de trabalho você deverá comprovar pelo menos um ano (1.560 horas no total / 30 horas por semana), em tempo integral ou meio período (1560 horas durante 24 meses) na sua profissão principal ou em uma similar. Seu trabalho precisa ter sido remunerado, trabalho voluntário e estágios não-remunerados não contam. E o principal: é obrigatório que você tenha experiência nos últimos 5 anos na profissão de operador de máquina de colheita de madeira. Então segundo o site, se você não tem essa experiência, você NÃO DEVE FAZER A SUA INSCRIÇÃO.

O último ponto dos critérios preestabelecidos por eles no site é: Retenção e Adaptabilidade. Onde eles perguntam se você possui parentes próximos em outras províncias, em caso positivo, eles recomendam que você não participe da sessão e que procure informações sobre o programa provincial de imigração na província onde vivem os seus parentes, pois eles entendem que uma hora ou outra você acabará se mudando e eles querem levar apenas pessoas que tenham real intenção de permanecer em New Brunswick.

Espero que esse post tenha ajudado você que estava com dúvida quanto a essa Info Session que acontecerá no Brasil. Eu já tinha recebido algumas perguntas aqui e na nossa página no Facebook sobre o assunto: 1- se a pessoa deveria ou não se inscrever; 2- se a palestra que nós participamos era para uma área especifica ou não; e por isso decidi escrever esse post para explicar melhor.
De fato, a que fomos em 2016 não foi assim (contei aqui), não foi uma feira de empregos e sim uma sessão de informação normal que garantia vínculo com a província só de ter ido assistir, independente da profissão. Essa de agora é totalmente diferente, pois não garante vinculo, é uma feira de empregos e quem estiver nos padrões pode sair de lá empregado, o que também é muito bacana!
Todas as informações postadas aqui foram obtidas exclusivamente do site oficial de NB.

Se você ainda ficou com alguma dúvida, deixe aqui nos comentários que vou te responder! 

Até a próxima!  =)

2 comentários:

  1. Adorei o Blog. Participei da última sessão que acabou acontecendo agora em 27/10/2018. Estou lendo tudo de seu blog esta sendo ótima instrução e orientação, tô sentindo como em uma assessoria muito bom, Parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal! Obrigada pelo feedback, fico feliz que esteja gostando. Boa sorte em seu processo! :)

      Excluir

Lembre-se de clicar em (X) Notifique-me para ser avisado assim que o seu comentário for respondido.