Como solicitar as GCMS Notes – Passo a passo


Durante o processo é comum a ansiedade por alguma resposta que seja de como vai o processo,  no entanto existe uma forma de verificar o andamento do processo, através da GCMS Notes.

Mas o que é isso?

GCMS significa Global Case Management System. É uma espécie de sistema utilizado pelos oficiais dos consulados onde eles controlam, através de anotações, cada etapa do processo. Sendo assim, sempre que algo é modificado eles fazem esse registro no sistema.
É justamente por isso, que quando você as solicita, é possível ler essas anotações (notes) e com base nelas verificar se está indo tudo bem com o seu processo. Só que tem um detalhe: Elas demoram uma média de 30 dias para serem liberadas, ou seja, quando você recebê-las vai olhar o que aconteceu 30 dias atrás no seu processo.

Como solicitar as notas? 

Existem duas formas:

1- Através de um amigo, parente ou familiar no Canadá que seja cidadão canadense ou residente permanente ou se o próprio aplicante está no Canadá. Leia mais sobre isso aqui

2- Através de uma empresa no Canadá.

O primeiro modo é a forma mais barata de obter as notas pois o cic cobra apenas $5 CAD. O seu parente, amigo ou familiar somente precisa preencher esse formulário aqui e enviar online ou via Correios.

O segundo modo é solicitar que uma empresa faça isso para você, que foi o método que nós utilizamos. Os valores podem variar de $26 a $50 CAD, pesquisamos algumas e optamos por fazer com uma que vimos nos fóruns uma quantidade razoável de pessoas que utilizaram e gostaram.

Como fizemos para solicitar as GCMS Notes via empresa?

A empresa que nós escolhemos foi a Visafile.info, tanto pelo preço $25 CAD, quanto pelos feedbacks positivos que lemos em fóruns.
Para solicitar basta entrar no site deles, clicar em Order GCMS, em seguida vai aparecer várias opções, clique na que você desejar - nós clicamos na Standard - em seguida seguir os passos, digitar seus dados e efetuar o pagamento (nós pagamos via paypal).

Fizemos esse procedimento no dia 08/05/2018 e enviamos o formulário de consentimento assinado pelos dois no dia 09/05/2018 e no mesmo dia a empresa respondeu informando que as notas tinham sido solicitadas e que o prazo para recebimento era em média de 35 dias.

Apesar do prazo ser de 35 dias a nossas notas chegaram com apenas 26 dias corridos, um arquivo enorme com 180 páginas. Só que teve apenas um detalhe: o nosso PPR chegou antes!!!!! Com apenas 6 dias de solicitação das notas o nosso PPR chegou!

Por que vocês pediram as notas? Por que não esperaram mais um pouco? Valeu a pena?

Essas são perguntas que a gente se fez 6 dias após pedir as notas e chegar o PPR, no entanto, nunca saberemos se a notas fizeram o papel de “auxiliar” na emissão dele. Explico: Em nossas andanças nos sites e fóruns percebemos pessoas que pediam as notas e o PPR saia logo em seguida (não tão rápido assim, mas saia).

Então qual foi o raciocínio? “Vai que o nosso processo já está tudo certo, só aguardando aquele ok final e sem querer foi ficando lá na gavetinha e outros foram vindo por cima e mais e mais... então, vamos pedir as notas, pois com isso eles vão ter que pegar o nosso processo, tirar lá do fundo e assim vão ver que já está no ponto só de enviar o PPR... As notas meio que "forçariam" o oficial a ter contato com o processo”.

Sendo assim, nunca saberemos se foi isso mesmo, se já estava tudo certo, se só faltava um detalhezinho e as notas deram aquele empurrãozinho ou se simplesmente nosso PPR já estava vindo independente delas... Mas se o nosso processo tivesse demorado muito mais, com certeza teria sido muito bom pegar as notas e perceber o quanto o processo já tinha andado e que estava indo tudo bem. 

Quando é possível solicitar as notas?

A recomendação é que espere pelo menos 60 dias após o envio do processo, pois assim é possível ver uma boa parte do seu andamento. Nós pedimos com 73 dias, mas se você não for ansioso não precisa gastar essa graninha. 

E você já solicitou as suas? Como foi o processo? Fez por outra empresa mais barata? Gostou?  Deixa aqui nos comentários para ajudar as outras pessoas com o seu depoimento! 

Inscreva-se no nosso canal do Youtube, siga-me no Instagram e curta nossa página no Facebook que isso me motiva muito! Os links estão aqui abaixo do post e aqui ao lado também! Beijos! :* 


Até a próxima! = ) 

0 comentários:

Postar um comentário

Lembre-se de clicar em (X) Notifique-me para ser avisado assim que o seu comentário for respondido.