Como levar o pet para o Canadá


Não sei se já mencionei antes, mas nós temos uma filha de quatro patas, Milly, uma lhasa apso. Ela tem três anos e desde cedo foi acostumada a viajar de avião, ela sempre se comportou muito bem, não late, não estranha ninguém, segura xixi e cocô (certa vez segurou por 24h) e além disso, faz o maior sucesso no aeroporto, todos querem falar com ela, quando menos esperamos tem uma criança segurando as orelhas dela (risos)! 

Quando soubemos que estava tudo ok com a nossa documentação, o próximo passo foi comprar as passagens aéreas e consequentemente a passagem da Milly. Então ligamos na Air Canada e resolvemos pegar um voo um pouco mais caro porém mais curto (15h de duração) por conta dela. Para que o animal vá na cabine ele precisa pesar juntamente com a casinha o total de 10kg, a taxa a ser paga é de 100 dólares. Caso o animal ultrapasse 10kg ele precisa ir no compartimento de carga, como bagagem despachada e o valor vai para 270 dólares. Para saber mais detalhes, inclusive o tamanho da bolsa, restrições entre outras informações clique aqui.

Documentos necessários para embarque Brasil x Canadá

Assim que você comprar as passagens eu aconselho ligar o mais rápido possível na VIGIAGRO, pois só eles que podem emitir o CZI (Certificado Zoossanitário Internacional), que é o documento que o seu pet vai precisar para embarcar. 

Eu passei uns 3 dias ligando na Vigiagro, em três números diferentes e ninguém atendia, quando finalmente atenderam eu até fiquei sem reação, pois já tinha perdido as esperanças que iam atender, caso não atendessem, eu precisaria ir ao aeroporto apenas para agendar um horário, pois eles só atendem com hora marcada. Então liguem o mais cedo possível, pois se deixar para cima da hora é capaz de não ter mais vaga. 

Para emissão do CZI você precisará de um atestado de saúde assinado pelo médico veterinário em no máximo 10 dias antes da viagem e também da carteira de vacinação do seu pet (não adianta tentar fazer com muito tempo de antecedência, no máximo 10 dias antes da viagem). Nós utilizamos o modelo do atestado de saúde disponível no próprio site da Vigiagro, para visualizar clique aqui.
Para entrar no Canadá o pet não precisa de microchip, quarentena, sorologia nem de tatuagem.
  • Ponto extra: 
Em minhas pesquisas, vi que no site Canadian Food Inspection Agency pede que você apresente assim que chega no Canadá um Rabies Vaccination Certificate, que nada mais é do que um certificado de que o seu pet possui a vacina anti-rábica, contendo a data de validade da imunização e dados do seu pet. Apesar de tudo isso já está descrito no CZI eu preferi fazer o certificado e levar para o veterinário assinar. E ainda bem que levamos esse documento, pois além do CZI, claro, esse certificado foi a segunda e última coisa que pediram. Caso você queira o modelo que eu usei, é só clicar aqui

Experiência Vigiagro Guarulhos: 

Chegamos com alguns minutos de antecedência e fomos logo atendidos, entregamos o atestado de saúde feito pelo veterinário e a carteirinha de vacinação do pet juntamente com as xerox de tudo (o pet não precisa ir no dia). Em seguida nos direcionaram para um computador, onde deveríamos preencher o formulário de requerimento do solicitação de CZI (foi feito on-line o preenchimento). O formulário perguntava quem era o importador e o exportador, dados do animal, o número do voo e também o endereço de destino no Canadá, nesse caso, passamos o endereço do Airbnb. Em seguida nos entregaram um papel com o protocolo de atendimento para ser apresentado no dia de entrega, pois o documento não fica pronto no mesmo dia. O prazo que deram foi de 4 dias corridos, podendo também ser retirado no dia da viagem, mas nós optamos pela primeira opção pois achamos que no dia da viagem seria muito arriscado pela questão "tempo"
Só pra garantir nós fomos apenas após 5 dias, chegando lá foi bem rápido o atendimento, apenas entregamos o protocolo e recebemos o CZI. 

    Experiência de voo e chegada no Canadá:

    Como já esperávamos ela não deu nenhum trabalho, foi tranquila, não sedamos, nem demos nenhum tipo de remédio pra ela. O voo era noturno, ela foi dormindo e no meio da madrugada colocamos ela no colo com cobertor em cima (sem que ninguém visse). A Milly  segurou as necessidades por 22h (contando desde a última vez que fez antes de sairmos de casa). 

    Após desembarcar, passamos pela alfândega, onde nos perguntaram que tipo de comida estávamos trazendo (levamos apenas um pacote de snacks para ela, e tínhamos declarado isso no formulário que entregam dentro do avião). Em seguida fomos em direção a imigração, depois pegamos as malas e nos direcionaram para o local onde foi feita a inspeção dos documentos do pet. Nesse momento foi solicitado apenas o CZI, Certificado de Raiva e o pagamento taxa de importação no valor de CAD$ 35 (cada pet adicional custa CAD$ 5). 
    Foi tudo muito tranquilo e rápido, nenhuma complicação, nem observação e todos adoraram a Milly. :) 
      • Bolsa da Milly
      A bolsa que compramos foi da marca Sherpa tamanho Médio. Ela já tinha uma bolsa que usávamos para viagens dentro do Brasil, mas era minúscula e como a Air Canada permite um tamanho maior do que as companhias aéreas brasileiras, optamos por comprar uma nova para que ela ficasse mais confortável.

      • Ração 
      Pesquisei sobre a possibilidade de trazer 1kg de ração para os primeiros dias, mas encontrei contradições, alguns falavam que podia trazer, outros que não podia trazer. Sendo assim, optei por não trazer, pois se eles jogassem fora, seria dinheiro perdido e 1kg "desperdiçado" na minha mala, que já servia para trazer outro objeto (todo kg é precioso).

      Ainda no Brasil eu verifiquei que perto do aeroporto de Moncton tem um pet shop chamado Pet Valu e que passaríamos por ele. Então pedimos que o taxista fizesse uma breve parada, entramos e pegamos 1kg de ração (Royal Canin) que custou CAD$ 20,00.   

      E você já viajou com seu pet para o Canadá? Se tiver alguma dica é só deixar aqui nos comentários!

      Inscreva-se no nosso canal do Youtube e acompanhe nossa vida no Canadá.

      Até a próxima! = ) 

      3 comentários:

      1. Como você explica bem! Olha que já li diversos blogs, igs e demais...sensacional a maneira que você escreve e explica tudo. Parabéns e muito obrigada!

        ResponderExcluir
      2. Parabéns pelas informações sobre levar um cão para o Canadá.

        ResponderExcluir

      Lembre-se de clicar em (X) Notifique-me para ser avisado assim que o seu comentário for respondido.