Alugando apartamento no Canadá


Desde que chegamos aqui em Moncton, eu tenho recebido muitas perguntas sobre esse tema. Perguntas como “10 dias de Airbnb é tempo suficiente para encontrar um apartamento?” “Foi fácil de achar?” “Apartamento pet-friendly é comum aí?” “Qual valor que vocês estão pagando?” Pensando nisso, resolvi escrever esse post para ajudar quem está pensando em vir pra cá.

Para começar eu preciso ser honesta em dizer que achar o nosso apartamento não foi uma tarefa fácil. Isso porque estamos com um cachorro e quase todos os apartamento que a gente olhava, mesmo dizendo que aceitava cachorro no anúncio, quando a gente ligava, eles falavam que não aceitava. Quando não era isso, o apartamento tinha sido alugado naquele dia, ou no dia anterior, enfim... complicado.

No início, estávamos bem tranquilos, olhando as fotos, escolhendo detalhes, esse não, esse sim... então ligávamos para todos os selecionados “SIM” e sempre ouvíamos “NÃO” (porque já tinha sido alugado, ou porque apesar de está escrito que aceitava cachorro, a gente ligava e eles falavam que não). Então paramos de “escolher” e passamos a ligar em qualquer apartamento, contando que tivesse teto estava ótimo. Nisso conseguimos agendar alguns para visitar.

Experiência nas visitas

Uma das primeiras visitas que fizemos, ou melhor, que não fizemos, foi por uma grande imobiliária aqui da cidade. Estávamos na hora e lugar marcado, mas o corretor não. Ligamos para ele e obtivemos essa resposta: “A visita foi cancelada, pois o apartamento foi alugado hoje.” Oi? Será que a gente estava mesmo no Canadá, ou no Brasil? Enfim, falta de respeito total, ele cancelou, mas não nos avisou! 

As demais visitas aconteceram normalmente, nós vimos alguns apartamentos, uns mais ou menos, uns bem menos do que mais, teve um que a gente gostou muito do tamanho dele, mas tinha carpete, outro que era bacana, mas era um pouco longe e o último que vimos foi o mais nos convenceu. Ele é novo, bem localizado, tem um tamanho bacana, resumindo a gente foi com a cara dele, mais do que os outros. Então alugamos. 

Encontrando o 'apê' ideal

Durante as nossas visitas, a maioria das vezes íamos de ônibus ou mesmo a pé, por ser perto de onde estávamos e digo para você que isso foi excelente! Isso nos permitia passar pelas ruas e ver de perto placas de “aluga-se” e na mesma hora a gente já ia ligando pra verificar a disponibilidade. Outra coisa é que cada placa tem o nome da imobiliária, então a gente já anotava e entrava no site pra ver as demais propriedades para aluguel. 

Tudo isso porque quando chega na cidade, você não tem ideia do nome das imobiliárias que existem no lugar, você não sabe onde pesquisar, o Google não mostra todas e não tem nenhum blog com uma lista das imobiliárias. Então se puder sair andando e anotando tudo, você pode encontrar muita coisa, fora aquelas placas que são dos proprietários mesmo, e que se você não tivesse andando, não iria achar em nenhum site. Inclusive teve um que a gente ligou, falou que estava na porta, então já entramos na mesma hora para ver, com isso você otimiza tempo. 

Cachorro, gato e crianças. Sim! Crianças.

Se você vier com qualquer um dos três, você provavelmente terá algum tipo de dificuldade para encontrar um apê, principalmente se você vai chegar muito perto do início das aulas, pois os lugares começam logo a serem alugados e vai sobrando poucos.

Em minhas pesquisas, tentando achar um apê que fosse pet-friendly, eu me deparei muito com alguns que na descrição falava: "Cat-friendly. Sorry, no dogs". E também alguns que diziam: "adults only" , ou seja, não aceitavam crianças!!! (Achei interessante citar, pois pelo menos no Brasil, eu nunca vi isso. Se tiver eu, Nayran, desconheço).

Então, em resumo, a maioria que dos que nós ligávamos achando que era pet-friendly, na verdade era cat-friendly, ou nem isso, apenas alguém escreveu errado e pronto.

Não quero desanimar ninguém, eu estou contando o que NÓS passamos!! Pode ter sido a época? Não sei! Pode ser que nem sempre seja assim? Não sei! Mas estejam preparados, venham com folga de tempo, pesquisem com calma que vai achar, assim como nós achamos! Visitamos 4 apartamentos, todos aceitavam cachorro, de ter tem, só tem que saber qual é o seu gosto, e quanto tempo você dispõe para pesquisar mais e mais até achar um do seu agrado. Beleza?! 

Listinha de imobiliárias em New Brunswick (Moncton)

Esse vai ser o meu presente para os que pretendem vir para cá. Eu particularmente procurei e não achei nenhuma lista com sites de apartamentos, adoraria ter achado. Então vou deixar aqui pelo menos alguns sites que nós usamos, sei que devem ter mais, mas esses foram os que a gente olhou, ok?!

- Killam 
- Mitula  
- Seville 
- Chfr 
- Kijiji (é como se fosse um OLX e tem muito anúncio também)
- Marketplace Facebook (também é um classificado e dá pra achar apê por lá)

Atualizacao 2022

Se você esta vindo e precisa de um quarto temporário, entre em contato comigo! Eu faco AIRBNB na minha casa com diária super em conta! Me chama aqui (instagram)

Sou proprietaria de DOIS IMOVEIS para locacao (contrato de 1 ano ou mais) em MONCTON:
2 quartos e pet-friendly: Clique aqui pra ver as fotos

Preço do aluguel, utilidades e seguro
O preço do aluguel é relativo, assim como no Brasil, depende da localização, do que existe por perto, se tem rota de ônibus, se tem as utilidades incluídas (água, luz, aquecimento). Às vezes você acha um de CAD$ 500, mas não tem nada incluso e acha outro de CAD$ 900 com tudo incluso, vai do que você acha melhor. Entre nos links dos sites acima e dê uma olhada nos preços! 😉

Sempre veja o que tem incluso, geralmente a cozinha já vem com geladeira, fogão, armários, alguns possuem lava-louças e até micro-ondas. Quanto às utilidades geralmente vem com água + aquecimento e a luz fica por sua conta, mas você também pode encontrar com tudo incluso ou nada incluso. Esteja atento à esses detalhes. 

Vale ressaltar também que é necessário pagar o depósito e o primeiro aluguel tudo junto no momento de fechar o contrato. Além disso existe um seguro, que é obrigatório, o nosso custa CAD$ 25 por mês, alguns podem ser mais, outros menos, pergunte!

Se você não tem ideia de localização, no site geralmente tem o endereço de cada apartamento, copie e cole o endereço no Google maps e coloque uma referência, por exemplo, a faculdade que você quer estudar, e veja a quanto tempo a pé, ou carro ou de ônibus fica (o Google mostra tudo isso). Se você prefere morar perto do supermercado X ou Y, então trace a rota do supermercado até o endereço do apê desejado e veja qual distância que ele fica. É bem simples!

Espero que o post tenha sido útil para você que pensa em alugar um apartamento em breve aqui no Canadá. 

Até a próxima!

20 comentários:

  1. Olá Nay, ótimo post!! Estamos te acompanhando por aqui e pelo youtube ;-) Obrigada pelas dicas valiosas. Eu e meu marido estamos planejando ir para Moncton em julho de 2019. Abraços!!

    ResponderExcluir
  2. Olá Nay!
    Estou achando muito bacana seus vídeos no YouTube e seus posts guriaaa!
    Se Deus quiser em janeiro/19 estarei aí em Moncton, para fazer inglês no Mackenzie e depois College na NBCC. Então gostaria de saber como foi alugar algo pelo Airbnb antes de ir, quanto tempo antes vcs alugaram, como foi todo esse processo é quanto tempo vocês ficaram pelo Airbnb? se puder entrar em contato comigo através do meu e-mail jorolimdemoura@hotmail.com, tenho.mais dúvidas que se puder me ajudar!

    ResponderExcluir
  3. Olá!! Que legal seu comentário, obrigada!! A gente alugou bem em cima da hora hehe acredito que 3 semanas antes de vim pra ca. O processo de aluguel foi bem simples, ecolhemos o que mais se encaixava nas nossas necessidades e fizemos o pagamento pelo aplicativo mesmo. Alugamos o airbnb por 10 dias, e nesses 10 dias a gente conseguiu nosso ap aqui. Se tiver mais alguma dúvida é so deixar aqui nos comentários. Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nay! Obrigada por responder, e me desculpe a demora em comentar! Pois bem, bacana que conseguiu alugar o ap dentro dos 10 dias né? Mas ainda Fique o com dúvida quanto ao Airbnb, pois não entendo muito como funciona, e vi alguns imóveis pela internet no Airbnb mas fico com medo de estar vendo uma coisa e quando chegar ser outra! Vc alugou apenas por 10 dias, pela internet e só vendo as fotos? Tem que fazer o pagamento antes? Como fizeram? E quanto aos bairros, a localização do imóvel, como saber se é em um bairro bom, a questão do.transporte perto ou se é perto do Mckenzie College (onde irei fazer inglês de janeiro a junho/19)?

      Excluir
  4. Sim o aibnb é um app, dai voce entra escolhe a cidade e ele vai te fornecer a relação de acomodações e você escolhe com base nas fotos, não tem outra maneira. Quanto à localização aparece um mapa com o local aproximado, o endereço exato só vem depois que vc contrata. Sugiro vc baixar o app e dá uma olhada nele, pois é bem simples e didático. Para saber se é perto de onde vc vai estudar vc olha nesse mapinha q aparece, pega o nome da rua que aparece e joga no google, e traça a rota de lugar X ate lugar Y o google te mostra quanto tempo leva a pé, de onibus ou de carro (igual no brasil mesmo quando vc consukta um endereço e coloca para traçar a rota).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelas informações Nay! Continuo te seguindo nas postagens. Obrigada por dividir conosco essa experiência incrível!

      Excluir
  5. Obrigado por tudo mesmo tem me ajudado bastante seus vídeos no You Tube e também seus posts. Tudo que faltava na descrição esta em suas respostas nas perguntas top demais você é fera.

    ResponderExcluir
  6. Olá Nay, acompanhamos o seu canal há muito tempo e agora sim chegou a hora de colocar em prática todas a suas valiosas dicas. Muito obrigada.

    ResponderExcluir
  7. Oi Nayran, estou maratona do seu blog heheheh!! Que presentão essas dicas!!
    Uma dúvida, vc disse que pra alugar precisa pagar o primeiro aluguel adiantado e o depósito, só não entendi o que seria esse depósito. Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. esse deposito se chama damage deposit - que 'e justamente pra prevenir voce de quebrar o ap ou danificar de alguma forma. Quando voce for sair do ap e tudo tiver pefeitamente como vc recebeu sem nenhum dano entao voce vai receber esse deposito de volta. Se tiver algum reparo que eles precisem fazer que foi causado por voce entao eles vao pegar desse valor.

      Excluir
  8. Olá boa noite, tenho acompanhado os vídeos e desde já venho parabenizar pois ajuda muito.
    Gostaria de saber sobre o ap que morou, parece ser ótimo, Meu esposo eu e filhos estamos nos planejando , e gostaria de uma ajudada se possível, um contato para tentarmos alugar o ap que mostrou.
    Desde já agradeço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola, voce pode me chamar pelo instagram e a gente pode conversar. aqui como ta anonimo nao tenho como te contactar.

      Excluir
  9. Se você esta vindo e precisa de ajuda para achar apartamento, me procure. Eu oferco esse servico! Se voce precisa de um quarto temporário, entre em contato comigo! Eu faco airbnb!! Gostaria de uma ajuda se der para entrar em contato por email agradeço!

    ResponderExcluir
  10. Ótimo Poste! Me ajudou muito sobre dúvidas de aluguel em MONCTON!
    Você ainda está prestando esse serviço de procura de imóvel?

    ResponderExcluir
  11. Boa noite, Nayran. Estamos procurando apto e gostaríamos de entrar em contato com vocês para saber mais detalhes, inclusive sobre o airbnb que anunciou. Obrigado. Vou passar meu número 5068994662 - Lucas.

    ResponderExcluir

Lembre-se de clicar em (X) Notifique-me para ser avisado assim que o seu comentário for respondido.